Pular para o conteúdo principal

Game of Thrones - 1ª Temporada


Indicação do meu bruxo Paulinho, raramente eu deixo passar.

Posso demorar um pouco, mas depois eu encaro (assim como foi com o Lost, que cansei de ver todos meus amigos comentando e só fui começar a ver quando estava rolando a temporada final - claro que num intensivão daqueles que adoro fazer, assisti todas as 5 temporadas anteriores rapidamente e consegui acompanhar a 6 ª e derradeira em tempo "real").

Eu já tinha visto ótimos comentários sobre a série pela crítica especializada, além da minha irmã - que também disse que os livros eram fantásticos. Mas ainda assim eu fiquei me amarrando. Mas depois que o parceirão me disse que eu TINHA que assistir, não mais protelei. E claro, não me arrependi.

Game of Thrones é sem dúvida, o que de mais digno já se fez no gênero de ação medieval + fantasia, obviamente, depois de O Senhor dos Aneis.

A trama com dezenas de ótimos personagens que estão interligados por laços de ódio, amor, políticos, interesse e etc., é extremamente bem conduzida em uma produção exuberante da HBO, aliás, algo de praxe nas séries da emissora.

Talvez a definição "Os Sopranos na Terra Média" feita pelo adaptador da trama para a TV, David Benioff, seja uma brincadeira, mas dá uma ideia bem bacana sobre o que se trata a história.

Se passando nos Sete Reinos de Westeros, onde verões duram décadas e os invernos uma vida inteira, Game of Thrones mostra violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha (construção colossal que faz a fronteira dos reinos) e nos continentes ao leste, ameaças adicionais começam a surgir...

Dá ver cada centavo dos US$ 10 milhões que custou cada episódio em cena. Locações exuberantes, figurinos idem, efeitos especiais de altíssima qualidade, tudo é perfeito.

O elenco também é muito bom, onde os conhecidos Sean Bean e Lena Headey (a esposa de Leonidas em 300) são a linha de frente, mas ainda aparecem com destaque o novo Conan, Jason Momoa e especialmente Peter Dinklage, o anão Tyrion, papel o qual lhe premiou com o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramatica deste ano.

Com a ressalva aos puristas de que aqui não há nenhum pudor em mostrar sexo e violência, digo que é uma grandessíssima pedida não só para os fãs do gênero, mas para todos os que gostam de ver uma ótima história e extremamente bem contada.

Nota: 9,5


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...