Pular para o conteúdo principal

Das coisas que quero contar aos meus filhos e netos - Parte 1

Ronaldo - O Fenômeno.
O melhor jogador que eu vi jogar.
Tenho 30 anos. Vi Zico no finzinho e um pouco de Maradona.
Vi Romário e seus 1000 (?) gols. Vi Zidane.
Mas ele é o melhor.

É dessas coisas que vou encher a boca pra dizer no futuro. Pude acompanhar toda a carreira dele, até porque somos mais ou menos da mesma idade.

O que ele fez hoje na semifinal do Paulista contra o Santos foi dessas de não esquecer tão cedo.

Eu fico imaginando o que será que passa na cabeça de um superdotado como ele... Dois gols (de perna esquerda, melhor que a grande maioria dos jogadores canhotos), cada qual mais bonito.
Ele fez gols nos três grandes. E ainda falta a final. Mas isso é detalhe. Ele vai estar lá.

O Corinthians é um bom time.
Treinador muito bom e com estrela (outra hora falo sobre as virtudes que fazem um técnico ser realmente bom).
Bom goleiro (ótimas atuações como hoje, junto com perus históricos como na final da Copa do Brasil, dão um bom goleiro na média), ótimos zagueiros, laterais competentes, volantes feijão com arroz, meias inconstantes, atacantes esforçados.

E Ele.

É incrível a diferença que um jogador apenas faz, no contexto do jogo.
Com ele em campo, os outros jogadores sentem mais confiança, sabem que existe alguém que pode corrigir eventuais erros com um lance genial.

Os adversários ficam tensos o tempo todo, pois sabem que não podem errar com ele por perto, o que aumenta a possibilidade de eles errarem. É um efeito cascata que faz um bom time ter a possibilidade de vencer qualquer time.

Obviamente, para isso acontecer, ele precisa justificar em campo essas premissas. E o pior, ele justifica. A toda hora. Quando mais se precisa.

Habilidade absurda, controle total de todos fundamentos, domínio, passe, chute com qualquer perna, drible e até de cabeça saem alguns "golzinhos", como contra o Palmeiras.
Leitura e inteligência de jogo às vezes não são tão percebidas, mas a facilidade que ele tem de se desmarcar, de quase nunca entrar em impedimento, entre outras coisas, se devem a estas habilidades.

Pena ele não querer ser ainda melhor, treinando cobranças de faltas, mais cabeceios, condição física, mas aí ele seria páreo até para o Pelé. Este, além de todas virtudes físicas e emocionais que o levaram a ser um excepcional
Jogador, sempre teve mentalidade de Atleta, na verdadeira acepção da palavra. Por isso nunca teve grandes lesões e pode chegar a fazer todas as coisas que fez.

É isso que eu acho que deve pensar um superdotado como o Ronaldo: "Eu sem me esforçar tanto, sou um fenômeno, para ser melhor que isso dá muito, muito trabalho".
Por isso ele ficou enorme daquele jeito depois da última operação no joelho. Foi um período sabático. "Vou fazer e comer tudo que não posso normalmente, depois eu dou um jeito, mesmo que demore, porque mesmo gordo vou ser melhor que eles tudo".

Foi um período de descanso mental de toda pressão e coisas que ele é obrigado a passar por ser absolutamente espetacular no que faz.
Ele poderia estar em forma há muito tempo, mas "não precisa". Tem que abrir mão de coisas que ele gosta muito também, como whisky, cigarro, festas, etc. Na cabeça dele ele concilia estas coisas.

Ele vai ficar em forma uma hora, só vai demorar bem mais do que precisaria.
Nós, que gostamos do esporte, deveríamos ficar tristes, mas ele é tão bom que nem nos dá tempo de ficarmos assim.

Tomara que o Inter chegue na final da Copa do Brasil (e eu estarei no Beira-Rio pra assistir) e seja contra o Corinthians, porque sei que eu terei mais uma dessas coisas pra contar aos meus filhos e netos, como foi hoje, além de tudo, por causa do Fenômeno.

Imagina, o Inter ser campeão contra o melhor jogador que eu vi jogar?

Amém!




Comentários

darlan disse…
Bom, eu como sou alguns anos mais velho, e vi esses caras jogarem todos, inclusive o zico, de todos pra mim o melhor foi o romário, fica meio dificil pois são jogadores com caracteristicas diferentes, mas as maiores lamentações que carrego até hoje foi a ausencia do romario na olimpiada de 96 culpa do luxa que quis dar uma de bom e a gente se f....., e a copa de 98 que com romario e ronaldo no ataque não tinha como perder fora aquela de 90 q ele não foi tb, mas tudo certo gosto mt do gordo tb mas o baixinho é o cara (mesmo).
E o corintians que é o gordo e mais 10 e tem o mano no comando vai incomodar em 2009 com certeza, na copa do brasil até vou torçer por eles (olha q eu detesto o corintians).

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...