EUA/Alemanha, 2004
Drama - 107 min
Direção: Paul Haggis
Elenco: Sandra Bullock, Don Cheadle, Matt Dillon, Jennifer Esposito, William Fichtner, Brendan Fraser, Terrence Dashon Howard, Chris Ludacris Bridges, Thandie Newton, Ryan Phillippe, Larenz Tate, Nona Gaye
Esse está listado no livro "1001 Filmes Para Se Ver Antes de Morrer". Acho que depois deste filme consigo ter uma idéia melhor sobre esses tantos filmes recentes de histórias paralelas se cruzando.
Vi uns quantos com essa premissa narrativa nos últimos tempos - Atraídos Pelo Crime, Powder Blue, Território Restrito. E agora o Crash. Não desgostei e nem adorei nenhum deles.
Minha teoria é a seguinte: quando um filme mostra várias tramas ao mesmo tempo, ele consegue traçar um panorama muito mais amplo sobre determinado assunto (no caso do Crash, a intolerância racial e xenofobia turbinada pelo 11/9), porém dilui seu potencial dramático pelo mesmo motivo.
Quando mostra várias histórias de vida, acaba não dando ênfase em nenhuma. Aí, é que esses filmes perdem força. Embora bons e bem construídos, não conseguem pegar no ponto nevrálgico do espectador.
Mas de todos esses que eu vi, realmente Crash é o melhor. A direção é muito boa, os atores estão todos no ponto certo, o roteiro, embora com um número meio excessivo de coincidências, te faz pensar sobre os temas de segregação que são escamoteados sempre nos EUA.
Os personagens tem profundidade psicológica, pois quem se apresenta "bom" no início, pode cometer um ato profano depois, e vice-versa. Isso é muito difícil de ver no cinema americano. Ponto pra esse aqui.
Não acho que seja pra ganhar o Oscar de Melhor Filme, mas como foi um ano meio atípico, até dá pra entender (concorreu com Brokeback Mountain, Munique, Capote e Boa Noite, Boa Sorte, ou seja, nenhum que fosse inquestionável - mas não vi Capote, que dizem que é ótimo).
Bom filme, um pouco pesado, mas faz pensar.
Drama - 107 min
Direção: Paul Haggis
Elenco: Sandra Bullock, Don Cheadle, Matt Dillon, Jennifer Esposito, William Fichtner, Brendan Fraser, Terrence Dashon Howard, Chris Ludacris Bridges, Thandie Newton, Ryan Phillippe, Larenz Tate, Nona Gaye
Esse está listado no livro "1001 Filmes Para Se Ver Antes de Morrer". Acho que depois deste filme consigo ter uma idéia melhor sobre esses tantos filmes recentes de histórias paralelas se cruzando.
Vi uns quantos com essa premissa narrativa nos últimos tempos - Atraídos Pelo Crime, Powder Blue, Território Restrito. E agora o Crash. Não desgostei e nem adorei nenhum deles.
Minha teoria é a seguinte: quando um filme mostra várias tramas ao mesmo tempo, ele consegue traçar um panorama muito mais amplo sobre determinado assunto (no caso do Crash, a intolerância racial e xenofobia turbinada pelo 11/9), porém dilui seu potencial dramático pelo mesmo motivo.
Quando mostra várias histórias de vida, acaba não dando ênfase em nenhuma. Aí, é que esses filmes perdem força. Embora bons e bem construídos, não conseguem pegar no ponto nevrálgico do espectador.
Mas de todos esses que eu vi, realmente Crash é o melhor. A direção é muito boa, os atores estão todos no ponto certo, o roteiro, embora com um número meio excessivo de coincidências, te faz pensar sobre os temas de segregação que são escamoteados sempre nos EUA.
Os personagens tem profundidade psicológica, pois quem se apresenta "bom" no início, pode cometer um ato profano depois, e vice-versa. Isso é muito difícil de ver no cinema americano. Ponto pra esse aqui.
Não acho que seja pra ganhar o Oscar de Melhor Filme, mas como foi um ano meio atípico, até dá pra entender (concorreu com Brokeback Mountain, Munique, Capote e Boa Noite, Boa Sorte, ou seja, nenhum que fosse inquestionável - mas não vi Capote, que dizem que é ótimo).
Bom filme, um pouco pesado, mas faz pensar.
Nota: 7,0
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Abração!