
Coreia-do-Sul, 2008, 95 min
Drama / Romance
Direção: Ki-duk Kim
Elenco: Jô Odagiri, Na-yeong Lee, Mi-hie Jang,Tae-hyeon Kim, Ji-a Park
Filme coreano, uma premissa interessantíssima, título sugestivo e belo pôster.
Pelos indicativos, pensei ter encontado uma daquelas pérolas que só os críticos e apreciadores sabem que existe.
A trama é sobre um casal que nunca se viu antes, ambos acabando de passar por desilusões amorosas e que começam a se relacionar através dos sonhos dele e do sonambulismo dela, interagindo suas emoções reprimidas através deste mundo onírico. Só que as consequências no mundo real não são as esperadas...
Os filmes asiáticos tem um tipo de narrativa que geralmente procura falar por si, sem dar tanta ênfase em determinadas passagens (como o americano), deixando ao espectador a possibilidade de sentir da sua maneira a cena apresentada. Este "Sonho" utiliza este recurso largamente no seu início e no final é que aumenta a dose dramática (algo que Oldboy, também coreano, conseguiu espetacularmente), mas não chega a acertar a mão o tempo todo.
Cheio de simbolismos e alegorias (a cor das roupas deles dizem muito no filme, a borboleta metafórica, etc), é um filme que sensibilizará alguns, a outros não dirá nada.
Porém, o diretor não cai na armadilha de fazer um filme somente visual e que não discorra sobre coisa nenhuma como o pavoroso Império dos Sonhos de David Lynch, que não tem história, só retalhos de cenas sem sentido inteligível que as conecte - tem quem goste disso...
O desfecho tem um toque lírico, que acaba combinando com o tom aplicado ao filme todo.
Com alguns altos e baixos, não chega a ser o achado que citei no início do texto, mas numa média geral é bem interessante e pela originalidade das idéias, vale a pena a conferida.
Nota: 6,0
Comentários