Pular para o conteúdo principal

Lista do Barbosa - 23/09/2011

E aí, galera, tudo tranquilo?

Desde já peço desculpas a quem se habituou ao ritmo ágil de postagens do blog e que nos últimos tempos tem ficado decepcionado com a morosidade atual do nosso site.

Várias coisas se acumularam na minha vida do meio de agosto para cá e realmente dei uma queda brusca nas atualizações. Mas logo vai melhorar, prometo.

Para dar uma compensada, fiz um Lista bem bacana, que embora não seja lá muito original, me divertiu bastante ao escrevê-lo.

Eu sou um cara que não gosto de ver trailers e por muitas vezes, não gosto nem de saber sobre o que o filme trata para poder ser surpreendido e me imersar ainda mais na experiência sensorial da história que estão me contando.

A surpresa é eu ter demorado tanto para escrever uma lista assim. Então, sem mais delongas, vamos ao rol dos filmes com as 10 Melhores Reviravoltas de Todos os Tempos!

10. OS OUTROS

Levou a pior na comparação com O Sexto Sentido por ter temática semelhante e ter sido lançado depois, mas é um filme monstro.

Suspense da melhor qualidade.


9. A ILHA DO MEDO

Scorcese e Di Caprio em mais uma grande parceria.

Emulando os velhos filmes noir, o maior cineasta vivo constroi uma história cheia de pequenos detalhes que ao final fazem cair o queixo do desavisado espectador. Baita pedida.


8. Planeta dos Macacos

O original de 1968 podia não ter efeitos especiais como o seu congênere recém-lançado, mas que história e que final, meu velho!

Megaclássico!


7. Se7en

Sem comentários. O melhor filme da espetacular (pena que não muito longa) filmografia de David Fincher.

Um elenco excepcional e um final de dar nó no estômago de qualquer ser humano que tenha um pouco de sangue quente correndo nas veias...


6. O Nevoeiro

Repito, sem problemas: não obstante muita gente odiá-lo, acho este um filmaço.

E com um desfecho assim como Se7en, de rachar o bico, moralmente embasbacante.

Frank Darabont manda muito bem, sempre.


5. Os Suspeitos

Poucas vezes torci tanto em um Oscar.

Kevin Spacey e este roteiro fabuloso tinham mesmo que ter levado as estatuetas para casa

Keyser Soze 4ever!


4. Arrasta-Me Para o Inferno

Eu simplesmente cheguei do cinema tão alucinado com o final que cheguei em casa e contei todo o filme para a minha esposa...

Calma gente, ela tem pavor desse tipo de filme, nunca ia assisti-lo - mas eu fui obrigado a desembuchar todo o meu assombro, coitada...


3. Testemunha de Acusação

O melhor filme de tribunal de todos os tempos e um clímax de cair os butiá dos bolso, como se diz aqui no sul.

Atuações magistrais do trio central, Charles Laughton, Marlene Dietrich e Tyrone Power e uma direção absolutamente perfeita de Billy Wilder.

Se nunca viu, corra e tire essa falha imperdoável da sua biografia.


2. Sexto Sentido

Precisa dizer alguma coisa?

Não acredito em nenhuma das pessoas que dizem que sabiam o tempo todo o que estava acontecendo... migué!!!

Ficaram de boca aberta que nem eu e todo mundo, não venham com essa...


1. O Império Contra-Ataca

Cara, que trauma descobrir que o Darth Vader era... hã, tu nunca assistisse a Star Wars???

Em que planeta tu vives, criatura????

Maior reviravolta da história do cinema e não se fala mais nisso...


Menções Honrosas:
  • Psicose e Rebecca - A Mulher Inesquecível: dois hitchcocks show neste quesito - no primeiro, o grau de loucura de Norman Bates foi a um ponto nunca antes visto e no segundo, a mudança de 180° na trama foi um sucesso tão grande que levou o Oscar de Melhor Filme em 1940...

  • Instinto Selvagem - o filme que transformou Sharon Stone e Michael Douglas em símbolo e maníaco sexuais, respectivamente, te dá uma lambada no final, daquelas praticamente impossíveis de descobrir que vai acontecer...

  • Os 7 Suspeitos - sim, é uma comédia satirizando os suspenses de Agatha Christie. Mas é tão bem feito e tem simplesmente 3 finais, cada um melhor que o outro. Outra baita pedida.

  • Jogos Mortais - tão bom que deu origem a 7 continuações... Dizem que terminou no 8, mas daqui a uns 5 anos certamente vão inventar um reboot para não perder a galinha dos ovos de ouro.

  • A Vila - outro que tem muita gente que odeia, mas que eu acho genial. E o desfecho que irritou tantos, me pareceu perfeito para a história que estava sendo contada.

  • A Orfã - ok, é punk, trash, o que quer que se queira dizer, mas que tem uma bela reviravolta, ah, isso tem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...