
Dia desses pintou a chance de eu conferir um dos que é considerado dos melhores, senão o melhor deles e não deixei escapar a oportunidade.
Diabo a Quatro é anarquia pura do início ao fim, um tipo de humor que marcou época e fez vários herdeiros. (O ZAZ, Zucker, Abrahms e Zucker, diretores de Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu e Corra Que a Polícia Vem Aí, é o melhor exemplos de discípulos dos Marx).
É considerada a 5ª melhor comédia de todos os tempos pela AFI (American Film Institute).

EUA, 1933 - 78 min
Comédia
Direção: Leo McCarey
Elenco: Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx, Zeppo Marx
Rufus T. Firefly (Groucho) assume a presidência da Freedônia, um pequeno país que está passando por uma enorme crise financeira, ajudado pela milionária Sra. Teadstale, viúva do ex-presidente.
Só que Rufus está interessado nela e a situação acaba ficando tensa quando Trentino, embaixador do país vizinho, a Sylvania, entra na disputa pela milionária com consequências drásticas para os dois países.
Um estilo de sátira a tudo e todos e com pitadas altamente nonsense, o quarteto (este foi o último filme dos quatro juntos, pois Zeppo se retirou da trupe logo em seguida) capitaneado por Groucho não deixa pedra sobre pedra na "trama" do filme - na verdade tudo é pretexto para as gags velozes e ácidas de Groucho.
Quanto aos outros irmãos, Harpo e Chico, protagonizam o lado pastelão do filme, com destaque para o segundo que mesmo em algumas passagens pareça ultrapassado, em outras é genial como quando ele atende um telefone (seu personagem é mudo) apenas com buzinas de diferentes sons.
Aliás, Harpo seria a melhor definição do que hoje é conhecido em internetês como troll, pregando peças em todo e qualquer personagem que apareça na sua frente.
O desenrolar é meio ultrapassado para os padrões atuais, mas com um desfecho totalmente histérico e inusitado, ainda hoje consegue arrancar boas risadas do público e serve de bom exemplo de que o politicamente incorreto ainda é a melhor forma de humor possível...
Nota: 6,5
Cotação no IMDb: 8.1 (32.231 votos)
Trailer com legendas em italiano (foi o melhor que consegui...)
Comentários