Pular para o conteúdo principal

Aguentem o ranzinza

Décima primeira vitória seguida. Dessas 11, tem jogos contra Argentina e Uruguai na casa deles e também, contra a tetracampeã Ítalia. Já são 19 jogos sem derrota.

Bom, se o futebol ainda não é tão empolgante assim, parece que a eficiência e a entrega são característica da equipe que o Dunga montou. Embora, na cabeça do torcedor brasileiro, o que imaginamos ver da Seleção é o sonho, a arte, os aspectos citados acima também fazem parte, e muito, de uma equipe vencedora.

Embora o nosso técnico seja um ranzinza, chato, "arrenegado", sempre soltando as patas em alguém, que se faz difícil de gostar, talvez seja esse aspecto mais pragmático, da forma que ele faz a Seleção jogar, o maior torcer de nariz que alguns ainda tem.

Nossa seleção não se preocupa em jogar bonito o tempo todo.

Isso não é mau, mas acho que não é da cultura a qual desde crianças nos incutiram, a de que "Seleção é espetáculo".

Quem é que define o que é "jogar bonito"? A tática do Dunga de tão simples, chega a ser engraçada - porque tanta gente renomada esteve lá e não conseguiu fazer.

É mais ou menos assim: marcação total, tirar todos espaços do adversário. Se o outro time fizer a mesma coisa, uma hora a nossa maior qualidade vai prevalecer. Se quiser ir pra cima da gente, aí abre uma avenida e geralmente é goleada. E ainda, se por acaso, alguém der um vacilo atrás, tem o melhor goleiro do mundo pra tirar.

Dunga aposta na força coletiva, na vontade de estar ali, no prazer de vestir a camisa amarela, mas sem desprezar a qualidade individual, aqueles caras que podem fazer a diferença.
Por isso insistiu tanto com o Ronaldinho Gaúcho e agora com o Adriano, mal voltando a jogar profissionalmente.

Dunga adquiriu e desenvolveu uma boa visão de organização estrutural, baseando-se na sua experiência de jogador, sobre o certo e o errado em um preparação (ele viveu os dois extremos da coisa, em 90 e 94), coisa que nem todas pessoas sabem fazer - aprender com suas vivências.

Assim, temos alguém, que se não parece brilhante, nos termos aos quais estamos acostumados para o cargo, consegue na sua simplicidade e clareza de princípios, executar um excepcional trabalho, vide resultados amplamente favoráveis.

Só um porém: Copa América, Copa das Confederações, 1º lugar das Eliminatórias, nada disso faz a nossa cabeça. São apenas degraus para nos levar ao que ficamos mal-acostumados. Sermos campeões da Copa do Mundo.

Se o time do Dunga não for Hexa ano que vem, babau tudo o que estou dizendo. Infelizmente (ou não) ficamos assim, absolutamente exigentes com o nosso futebol.

Culpa de caras como o prórpio Dunga, que nos fizeram os melhores do mundo desse esporte e não nos deixam contentar com algo menos a constante reiteração dessa "verdade".

Comentários

Paulo Dias disse…
Grande vitória para coroar mais um juntamento da galera. E como não podia deixar de acontecer, mais uma excelente bobagem para divilgar: "Fernandão atualmente é como a melancia, verde por fora e vermelho por dentro." hehehehehhe
Um efusivo abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...