
EUA/Bósnia, 2007 - 102 min
Drama / Comédia
Direção: Richard Shepard
Elenco: Richard Gere, Terrence Howard, Jesse Eisenberg, Ljubomir Kerekes, Joy Bryant, Kristina Krepela
Esse filme é um caso meio especial. Tentarei explicar de forma bem simplificada, mas, razoável.
Radovan Karadzic, ex-presidente da Sérvia, foi o responsável pela limpeza étnica na Bósnia (massacrou os muçulmanos de lá) na intrincada guerra que aconteceu no início dos anos 90, que desmembrou a antiga Iugoslávia em vários países.
Quando A Caçada foi feito, Karadzic (no filme com outro nome, Boghanovic), ainda era um "procurado" de guerra - entre aspas, porque como o diretor afirma, ele fez um acordo com o governo do EUA para sair do poder em troca de não ser preso.
Nisso, o filme faz uma mistura de realidade com ficção, tomando por ponto de partida uma história real, onde cinco jornalistas (no filme são 3), 5 anos após o fim da guerra, resolvem que vão encontrar Karadzic. Empreitada, que obviamente não foi bem sucedida, mas rendeu uma boa história contada publicada na revista Esquire.
Então, com as devidas licenças poéticas, o filme se desenrola com ótimo ritmo, teorias da conspiração, boas atuações, tudo feito bem certinho, como manda o figurino.
Porém... embora tenha um início interessantíssimo, onde diz que "apenas as partes absurdas são reais", o fim do filme tomou uma paulada ano passado, justamente quando foi lançado:
Karadzic foi encontrado em agosto de 2008.
Por isso, A Caçada perde uma boa parte do seu tamanho. Foi muito bom para a humanidade, mas péssimo para o filme.
E agora esse cara está nos noticiários toda hora, pois está fazendo o diabo pra esculhambar seu julgamento em Haia, não comparecendo e pedindo uma eternidade para preparar sua defesa.
Mas de qualquer forma, se não vale por relato histórico, ainda é bem divertido.
Nota: 7,0
Comentários