Pular para o conteúdo principal

Livro: O Doce Veneno do Escorpião

Bruna Surfistinha. SP: Ed. Panda Books, 2005. 168 p.

O livro vendeu 250000 exemplares, a história foi manchete até no New York Times e vai virar filme com a Débora Secco no papel principal.

Bom, alguma coisa deve ter aí, pensei. E até tem mesmo.

É que sexo vende. Vende porque todo mundo faz e quer fazer bem feito. Um livro que vem de uma profissional da área deve ter algo a dizer.

E por isso, muitos tiveram a curiosidade em torno de um relato totalmente despido (desculpem, não resisti ao trocadilho infame) de hipocrisias, que mostra a rotina, as malandragens e o que pensa uma garota de programa.

Não é elegante ou romanceado. É um texto autobiográfico sobre uma vida incomum (?) e com uma sistematização interessante, fragmentada em trechos didaticamente organizados.

A história de vida dela, moça de baixa autoestima, que foi adotada por família rica e "rebelde sem causa", cleptomaníaca, bulímica, usuária de drogas, bissexual que vê no sexo a maneira mais fácil de ser independente, é escrita sem rodeios, o que torna a leitura bastante ágil.

Algumas passagens são à primeira vista contraditórias, como quando ela afirma gostar da "vida", pois se sentia valorizada, por alguém querer pagar para fazer sexo com ela, mas logo em seguida escrever que se arrependia amargamente de entrar nessa, entre outras.

Também fala sobre algumas curiosidades e preferências sexuais obscuras de alguns clientes, o que é aspecto interessante e diz algo sobre a alma humana (principalmente, a masculina), que dificilmente outro "ramo de trabalho" conseguiria abordar...

Ela não faz juízos de valor dos clientes e também não fica justificando suas atitudes. Esse desprendimento da moral instituída é talvez a grande sacada do livro.

Embora ela saiba que haverá consequências para seus atos e ela não os nega e em determinados trechos parece até desejá-las. Lembra um pouco o que pregava Raul Seixas na sua Sociedade Alternativa - faze o que tu queres, onde tu queres, com quem quiseres.

Só que como o próprio Raul explicou mais para frente, também aguentes o que virá daí...

No fim das contas, é uma leitura curiosa pelo caráter biográfico (me amarro em relatos de vidas pouco usuais), mas no aspecto literário, não acrescenta grande coisa.

Nota: 6,5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...