
EUA, 2011 - 64 min
Animação
Direção: Sam Liu, Lauren Montgomery
Elenco: Bryan Cranston, Ben McKenzie, Eliza Dushku
AVISO: ESTA RESENHA ESTÁ SATURADA DE MEMÓRIA AFETIVA. OS COMENTÁRIOS E A NOTA PROVAVELMENTE ESTÃO CONTAMINADAS POR MARAVILHOSAS LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA DO BLOGUEIRO.
Ufa! Depois dessa recomendação autoexplicativa, já não tenho vergonha de falar o que eu quiser sobre essa espetacular animação, que na verdade nem chega a ser um filme, e sim, uma transposição absurdamente literal da famosa HQ dos anos 80. Todos os geniais diálogos escritos pelo mestre Frank Miller estão ali, fac símile, e os enquadramentos de "câmera" do não menos mestre David Mazzuchelli, idem.
Um trabalho de reconstituição que lembra na intenção aqueles toscos desenhos da Marvel dos anos 60 (tipo Hulk e Quarteto Fantástico, onde os bonecos não se mexiam, eram retirados dos gibis e apenas punham vozes em cima, um horror), mas aqui, com alta qualidade técnica, requintando o processo e mantendo o espírito adulto da história.
Para mim, que me criei lendo quadrinhos daquela época (algo que jamais poderei agradecer de maneira justa ao meu pai, que me proporcionou essa dádiva), é um produto simplesmente imperdível. Parecia que eu estava folhando o gibi ao invés de estar vendo um filme. Muito do que me fez ser um desenhista de quadrinhos, foi por causa de caras como Miller e Mazzuchelli... Aí, ficou difícil não me enlouquecer assistindo isso...
Na verdade, não tenho ideia de como alguém que não leu a trama na sua plataforma original vai curtir esta nova obra; minha percepção foi totalmente alterada pelas memórias e sinceramente, acho que talvez até eu tenha supervalorizado o filme por causa disso.
E daí? Algo que me fez tão bem, sem dúvidas, merece o grande elogio que darei agora...
Nota: 10!
Cotação no IMDb: 7.1 (2.116 votos)
Trailer sem legendas
Comentários