
Coisas Frágeis 1 e 2 são coletâneas de pequenos contos e poesias do mestre da literatura de fantasia, Neil Gaiman. Textos que foram espalhados por diversas publicações mundo afora e compiladas aqui, com rara felicidade pelo próprio autor.
No primeiro volume, apenas contos. Destaco quatro como os melhores: em Um Estudo em Esmeralda temos um Sherlock Holmes (subentendesse que seja ele, já que nunca diz seu nome) resolvendo um caso obscuro - esta historieta que lhe deu o prêmio Hugo de melhor conto de 2004.
Como Conversar Com Garotas em Festas é uma doideira de ficção científica que satiriza as aflições masculinas adolescentes.
Golias, história que ele realizou a pedidos depois de ler o roteiro de Matrix é mais denso e desesperançoso, mas com uma qualidade narrativa rara para escritores normais, mas que em Gaiman chega a ser irritantemente comum.
O Monarca do Vale é a história mais longa e deve agradar aos fãs mais fiéis do escritor por misturar personagens de diversas outras tramas de Gaiman nesta aqui, como Shadow (Deuses Americanos), Sr. Smith e Sr. Alice e Grendel e sua mãe (Beowulf).

Dos contos, gostei muito de Hora de Fechar e Quem Alimenta e Quem Come. Das poesias, Instruções (um manual sobre como agir quando se estiver em um conto de fadas, genial!) e O Dia em Que os Discos Voadores Chegaram, texto hiperbólico com um desfecho sublime.
Recomendo ler antes o segundo, que é mais ágil e eclético, para depois encarar o primeiro que tem textos maiores e não engrena tão fácil.
Mas por onde for ler, será boa pedida de qualquer jeito...
Nota: 8,0
Comentários