Pular para o conteúdo principal

E terminou a Jornada Literária

Que semana essa que eu passei em Passo Fundo. Que oportunidade bacana que eu tive, a de poder participar, e na condição de palestrante, de um evento tão grande em todos aspectos, como essa XIII Jornada Nacional de Literatura.

Sabe aquela frase do Einstein, "Depois de uma mente ser aberta, jamais ela volta ao seu tamanho original"? A impressão que se tem é que a mente de toda Passo Fundo foi aberta há tempos. Não é de graça que esta é a cidade com maior índice de leitura do país.

É demais a energia daqui. Toda cidade se envolve e todos têm aquele orgulho incontido de saber que estão realizando um evento tão gigantesco, quanto especial.

Gigantesco, por motivos óbvios. Não saberia precisar todas estatísticas, mas algumas coisinhas posso dizer: 2 anos intensos de preparação, 22 mil inscritos, 300 "jornadetes", como são chamadas as moças - e involuntariamente, os moços - que trabalham nas questões práticas, transporte, alojamentos, etc.

E é especial também, porque simplesmente a sua premissa básica, a de incentivar e ensinar a prática da leitura, não é da boca pra fora, pois age no "ouvido da minhoca', ou seja, trabalha diretamente com as crianças, na Jornadinha. Com várias atrações culturais associadas, falando a linguagem dos jovens, abarcando todas escolas da região, não tem como dar errado.

Essa mistura tão bem coordenada da alta intelectualidade que discorre sobre temas tão complexos, com a participação das crianças e sua energia pulsante, é que faz a Jornada ter a dimensão que a atribuimos.

Outra dimensão que me impressionou também, foi a da UPF. Eles a chamam de "cidade", e não dá pra discordar muito... O campus é vasto (mais de 300 hectares, se não me engano), inclusive tendo um ônibus (!) para transportá-los pelos diversos prédios, por causa da grande distância que existe entre alguns deles.

Além disso, outro aspecto que chama a atenção, é o zelo que eles têm com a questão da qualidade. Nota-se que ninguém fica contente só por estar fazendo. Tem que ficar ótimo. E nesses 5 dias, não vi nada dentro da organização que não tenha sido perfeito. Excepcional trabalho em equipes. Provavelmente, uma grande liderança associada a pessoas competentes e motivadas a executar as tarefas propostas.

Dá muito orgulho, ver uma instituição deste porte no nosso estado.

O curso que pude ministrar transcorreu de maneira muito bacana, com os alunos interessados e participando ativamente das atividades. Todo mundo gente finíssima. Quando isso acontece, dá muito mais gosto de trabalhar.

A cidade, extremamente acolhedora, também tem umas particularidades que adorei, como as sinaleiras que indicam graficamente o tempo exato para os pedestres atravessarem as ruas e a loja de artigos de bebê chamada "A Pílula Falhou...", com reticências e tudo. Muito massa.

E não bastasse todas essas coisas bacanas, ainda tem talvez a maior concentração de belas mulheres por metro quadrado que já vi. Incrível, era apontar o nariz para um lado diferente que aparecia uma dessas beldades.

O campus da UPF tinha vezes que mais parecia uma imensa agência de modelos, do que um local de estudos... Não sei se é alguma coisa na água, ou se os hábitos de vida do norte do estado são mais saudáveis, mas que é vero o que falo, ah, isso é...

De quebra, ainda volto para casa com um Troféu Vasco Prado! Não tem mais o que dizer.

Buenas, pra finalizar direito, então: Parabéns Passo Fundo! És uma cidade encantadora e espero retornar mais vezes a ti!

Comentários

rosinha disse…
Parabéns Rafa ! Tenho certeza que tua participação foi brilhante ...és um excelente profissional e considero tua participação na jornada como um reconhecido do lindo trabalho que realizas. Nós orgulhamos de ti garoto !!! Tia Rosinha
Renata disse…
Ai que coisa linda tu fazeres parte de algo tão grandiosa (e ainda por cima tendo sido convidado!). Me orgulho muito de ti e vou puxar mais as tuas orelhas pra ver se tu começa a dividir com muito mais pessoas os teus conhecimentos, ou seja, TENS QUE PUBLICAR MEU QUERIDO!!! Amo-te e me orgulho de ser tua irmã e chega de corujisse

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...