Pular para o conteúdo principal

Lista do Barbosa - 20/11/2011

Neste último findi, a badalada estreia do final da saga Crepúsculo, a qual alguns até ousam classificar como "terror" (não sou dos mais críticos da série, até acho, tirando aquele triângulo amoroso sacal, a trama interessante), me motivou a fazer uma lista sobre franquias que realmente merecem esta denominação.

Embora eu não tenha visto a todos os filmes de todas as séries que citarei aqui, acredito que, por ser um grande curtidor do gênero, eu possa dar uma opinião com certo conhecimento de causa (talvez minha grande falha foi nunca ter visto nenhum dos filmes da série de zumbis do Romero, mas de qualquer forma, tá feita aqui a citação).

E antes, já faço a menção honrosa a Premonição, a série das mortes improváveis que sobrevive até hoje e já está no 5ª exemplar, que dizem ser um dos melhores. Uma premissa interessante que estão esgotando todo o suco... Mas no mínimo, é divertido tentar adivinhar como vão falecer os inafortunados adolescentes (sempre eles...).

Prelúdio feito, lá vão então, as 10 Melhores Séries de Terror do Cinema:

10 - Halloween

Eu não sabia se colocava este ou O Massacre da Serra Elétrica com o tenebroso Leatherface. Bom, talvez por este aqui ter a Rainha do Grito, Jamie Lee Curtis, tenha ganho pontos adicionais no meu coração e entrou no Top 10. Além disso, é um filme legal mesmo. E dizem, não vi, que o remake feito pelo metaleiro Rob Zombie é bacana também.


9 - Evil Dead

O subgênero "terrir", tem na série cult do mestre Sam Raimi, seu ápice. Três bons filmes bem encadeados em si mesmos, mas ao mesmo tempo descompromissados e engraçados. E o remake com diálogos de Diablo Cody (Oscar de Roteiro por Juno) vem aí... Aguardemos.


8 - Brinquedo Assassino

"My name is Chuck". O boneco mais estragado da história do cinema teve um espetacular primeiro filme, mas depois degringolou para a bobajada barata.
De qualquer maneira, marcou território para sempre (quanta gente escabelada ou feia ganhou, no melhor estilo bullying, o apelido de Chucky no meu tempo de colégio...).


7 - Sexta-Feira 13

Eu particularmente, nunca fui um grande fã dos primeiros filmes da série, mas o oitavo (!) foi inacreditavelmente bom, com um outro enfoque, onde o Jason pulava de corpo em corpo como um parasita e ganhou meu respeito.
Afora isso, é outro cult: não dá pra desprezar 11 filmes e mais um crossover com o maior de todos, Freddy Kruger (ok, o filme foi horroroso, mas só de ter prestígio suficiente para engendrar um encontro desses, já eleva Jason Voorhees a um patamar superior).


6 - Rec

Os zumbis espanhois são o que de melhor já se fez no estilo franquia de "câmera na mão", tão utilizado hoje em dia. Quem não conhece, tem que assistir, pois é suspense/terror da melhor qualidade. Está no quarto exemplar.


5 - O Chamado

Pelos parâmetros do gênero, ainda engatinha como franquia - surgiu no Japão, mas já teve 3 versões estadunidenses -, mas é tão bem feito, especialmente o dirigido por Gore Verbinski, que cravou sem piedade seu lugar amaldiçoado nesta lista. Talvez o 7º lugar combinasse mais com o filme, mas fiquei com medo de que assim eu estivesse na marca do pênalti com a Samara...


4 - Pânico

Outro grande exemplar do terrir, agora com a marca indelével de outro mestre do horror, Wes Craven. Além disso, em nenhuma das vezes eu consegui adivinhar quem era o Ghostface, então ponto para a série. Ainda me falta ver o quarto, mas uma hora que eu queira ficar de alma leve, eu encaro.


Hellraiser

Tortura, sadomasoquismo, inferno, cenobitas, tudo essa doideira foi feita magistralmente por Clive Barker lá no meio dos anos 80 e rende até hoje. Pra variar, vai rolar um remake pra logo...


Jogos Mortais

A grande franquia de terror (que a princípio, se encerrou em 8 exemplares) do novo milênio é uma pancada e inovou no estilo sadismo puro. E Jigsaw é sem dúvida um dos melhores vilões dos últimos tempos. Baita pedida.


A Hora do Pesadelo

Ah, o melhor de todos... O filho bastardo de uma freira estuprada. Um serial killer que ataca nos sonhos! Que baita sacada! Freddy Krueger é disparado o maior vilão do cinema de terror e, taco a taco com Darth Vader e Hannibal Lecter, um dos maiores da própria história do cinema.
Foi estrela de 7 filmes, um crossover, um remake e uma série de TV. Merece até análise de toda filmografia (até porque, deste, eu não perdi nenhum capítulo...):
  • A Hora do Pesadelo (1984) - Ótimo início. Muito legal ver Johnny Depp em sua estreia no cinema sendo detonado sem piedade pelo mestre Wes Craven... Nota: 8,0

  • A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy (1985) - Saiu Craven e a coisa deu uma caída enorme. Um dos exemplares mais fracos, mas mesmo assim, tem uma morte muito bem bolada e que me marca até hoje... Nota: 5,0

  • A Hora do Pesadelo 3: Guerreiros dos Sonhos (1987) - O melhor de todos Freddy Krueger. Uma trama que resgata pontas soltas no primeiro filme e se desenvolve espetacularmente bem do começo ao fim. Ainda tem ilustres no seu elenco como Lawrence "Morpheus" Fishbourne e Patrícia Arquette, da série Medium. One, two, Freddy takes you/Three, four, lock your door... Putz, isso me dá calafrios até hoje! Nota: 10!

  • A Hora do Pesadelo 4: Mestre dos Sonhos (1988) - Dirigido por Renny Harlin de Duro de Matar 2, continua os eventos do filmaço anterior com bom andamento. Nota: 7,5

  • A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy (1989) - Outro bom exemplar da série e agora com bebês envolvidos... Nota: 7,5

  • A Hora do Pesadelo 6 - O Pesadelo Final: A Morte de Freddy (1991) - Resolveram terminar com a franquia e cometeram um atentado a ela, com este sexto e medonho episódio. Tem até um Freddy lutando em videogame, um pavor. Não dá pra encarar. Ainda bem que o próprio Wes Craven voltou à série pra colocar tudo nos eixos 3 anos depois... Nota: 2,0.

  • A Hora do Pesadelo 7 - O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy (1994) - Abusando da metalinguagem, o criador de Freddy traz velhos conhecidos de volta e faz o excelente e derradeiro capítulo da saga (pra mim, ela termina aqui e não na bobajada Freddy x Jason ou o remake do ano passado). De tirar o chapéu. Até meu pai que nunca tinha visto nenhum filme da série, gostou muito deste. Nota: 8,5
E aí, concordam com a lista?

Comentários

Anônimo disse…
Oi, eu não acho o freddy nem perto do hanibal e nem do darth por motivos distintos, faltava um bom ator que tivesse aquele "a mais", tipo o anthony do hannibal, ou a respiração do darth (que foi um ícone sem igual para mim), sei lá acho o freddy bárbaro mas aquem das comparações. freddy para mim é pau a pau com jason e não dá para comparar com o cara do jogos mortais porque o dos jogos mortais tem muito mais 'conteudo' do que o freddy ou o jason, são diferentes.
nem vou dizer quem sou, deixar para tu adivinhar . . . (hehehehe)
Rafael Barbosa disse…
Puxa, eu sou muito fraco de adivinhações. Mas Hannibal e Darth Vader não podiam entrar nessa lista (não são franquias de terror), como eu coloquei acima. E o Jigsaw é ótimo,mas não teria nenhuma chance contra o Freddy invadindo seus sonhos e enlouquecendo-o mais ainda...
Grande abraço e aguardo sua "revelação".

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...