
2018
EUA
~55 min
10 episódios
Direção: Mike Flanagan
Elenco: Michiel Huisman, Carla Gugino, Elizabeth Reaser, Henry Thomas
Shirley (Elizabeth Reaser/Lulu Wilson), Theo (Kate Siegel/Mckenna Grace), Nell (Victoria Pedretti/Violet McGraw), Luke (Oliver Jackson-Cohen/Julian Hilliard) e Steven (Michiel Huisman/Paxton Singleton) são cinco irmãos que cresceram na mansão Hill, a casa mal-assombrada mais famosa dos Estados Unidos. Agora adultos, eles retornam ao antigo lar e são forçados a confrontar os fantasmas do passado.
Tá aí uma série que honra o gênero terror, e mais especificamente o nicho de casa mal-assombrada.
Trama costurada com paciência, dando tempo para o espectador se identificar com os personagens, compreendendo o que está acontecendo, quais são as regras que regem o contato entre o físico e o espiritual.
A direção é ótima (acho que é no sexto episódio que tem um plano-sequência absurdamente bem feito, nível Demolidor), o roteiro tem muitos vaivéns que tanto atiçam, quanto ajudam a descascar camadas dentro do horror que os personagens estão passando. A troca do ponto de vista é certeira e vários detalhes são soltos, deixando a cargo do espectador que os una e vá elaborando teorias até o desfecho (que tem alguns probleminhas, pro meu gosto, e que tiraram o 10 que a série vinha levando).
Pela complexidade, é daquelas séries que merece até uma segunda revisitada para apreender todas as pontas, como a excelente Dark, por exemplo.
Para quem é chegado em horror, é obrigatória.
Nota: 9
Comentários