Pular para o conteúdo principal

Filme: Transformers 2: A Vingança Dos Derrotados

Transformers: Revenge of the Fallen
EUA, 2009 - 147 min
Aventura / Ação / Ficção científica
Direção: Michael Bay
Elenco: Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, John Turturro, Isabel Lucas, Ramon Rodriguez, Rainn Wilson, Matthew Marsden, Kevin Dunn, Julie White

Eu não acreditei. Quis achar que era papo de crítico, que quase sempre acham continuações piores que os originais.

Pois bem, não foi o caso. Tenho que fazer um aviso de utilidade pública: esse Transformers 2 é muito, muito, mas muito ruim!!!!!!

Ele teve uma abertura fantástica nos EUA, equiparando-se com o Cavaleiro das Trevas, mas tenho certeza que logo, logo, já cai na realidade.

Essa bilheteria inicial toda e a expectativa criada se deveram ao ótimo trabalho feito no primeiro filme, que de fato, foi muito legal, uma baita diversão.

Porém, tudo que funcionou bem há 2 anos atrás, neste, não foi bem construído.

Vejamos algumas coisas que fizeram o 1º ser um filme joia:

> As supercenas dos robôs - há dois anos atrás eram novidade e nunca se tinha visto algo tão perfeito, com tantos detalhes, seja nas transformações, seja nas cenas de ação. Só que no T1, tudo tinha hora certa pra acontecer. No 2, é tanta luta, tanto robô pra cada lado, tanta explosão, que chega uma certa hora, o filme fica surpreendentemente enfadonho. Isso mesmo, enfadonho. Uma chatice sem tamanho esse monte de cena de ação; a gente mal consegue distinguir quem é Autobot ou Decepticon no meio de tantos cortes da câmera e barulheira. Um horror.

> Dupla principal - Shia LaBeouf, ótimo ator da nova geração e Megan Fox, seu lindo interesse romântico, no 1º, conseguiram mostrar todas suas qualidades (cada um à sua maneira...). Neste 2, eles só ficaram correndo de um lado para o outro, com cara de assustados e nada mais se tira. E as cenas dela com minibermudinhas de brim, que eram pra ser sexy, chegam a ser constrangedoras pela forçação de barra - deve ter quem goste, mas não é meu caso.

> Humor - No 1 estava na medida perfeita. Neste, acho que deu um ataque de egocentrismo em Michael Bay e ele pensou que era o Jerry Lewis. Algumas ainda funcionam (como a da mãe comprando "ervas havaianas"), mas no geral, é só piadinha idiotinha.

> História - se o primeiro filme não era um primor de roteiro, pelo menos, dava uma entrada boa na mitologia dos Transformers e consistia em diversão descompromissada. O que eu vi ontem, não sei se se leva a sério demais, mas é um despropósito total, mistura 200 personagens, não se define direito quem é quem, é um bumba-meu-boi (deve ser por isso que tem tanta batalha, pra tentar encobrir essa bagunça toda). Fora, que tem uma solução final, das mais forçadas que eu vi nos últimos tempos.

Olha, eu quando vou ao cinema, já vou querendo gostar do filme. Mas esse, tá louco, não tem feição.

Que inveja do meu pai, que não aguentou a ruindade e foi embora pra casa no meio do filme.

Quem quiser ver, que se engane com seus próprios olhos.

Mas não diga que não avisei.

Nota: 2,0

Comentários

Unknown disse…
Bobo!! eu adorei!!! :P

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...