Pular para o conteúdo principal

Liga Mundial

Quem não viu a final da Liga Mundial, perdeu um dos melhores jogos de vôlei dos últimos anos.

Que partida sensacional! Componentes dramáticos não faltaram em nenhuma parte do jogo.

22 mil pessoas apupando a nossa seleção (depois o Bruninho contou que jogaram várias coisas neles, tipo moedas e isqueiros, coisetal), time sérvio jogando muito, com o Milinkovic barbarizando - fez 28 pontos (!), bandeirinhas da casa absolutamente mal intencionados, complicando a arbitragem e desestruturando emocionalmente nosso time...

Jogo de 3x2, onde o Brasil só fez 3 pontos a mais que os sérvios durante toda partida - 110 x 107.

Foi tensão demais o tempo todo, lembrando muito, aquela que pra mim foi a maior partida que já vi, também entre Brasil e Sérvia na decisão da Liga Mundial de 2003 - aquela do tie-break de 31x29...

Ontem, a Sérvia jogou um absurdo na defesa e levou o 1º set (22x25), quando não achamos nunca o Milinkovic que virou TODAS bolas levantadas pra ele.

No 2º, achamos um pouco mais o tempo de defesa e o time comçou a melhorar em todos fundamentos e vitória difícil por 25x23.

O 3º set foi que o Brasil jogou melhor, por que não errou tantos saques, e venceu melhor, por 25x22.

E quando ia encaminhando a vitória no 4º set, teve a lambança da arbitragem que enlouqueceu o ginásio, botou fogo no time sérvio e desconcentrou o Brasil, que perdeu no fim por 23x25.

Assim, iniciamos mal o tie-break perdendo de 8x5 na virada e com eles tendo a chance de fazer 9 num contra-ataque do Milinkovic, que o Murilo evitou com um tocaço. Murilo, que depois foi pro saque e fez um estrago no passe sérvio e proporcionou a virada espetacular do Brasil, que terminou 15 x 12!

Foi realmente uma prova de fogo pra essa seleção em renovação.

E eles passaram com louvor, tendo um desempenho que já foi fantástico e pode ainda ser melhorado, com um trabalho correto do Bernardinho, quando agregar alguns dos antigos jogadores (André Nascimento, Dante e Samuel) à equipe.

Só que é o seguinte: nenhum deles vai poder ser titular (no caso, os que eram, André e Dante), por mais que tenham larga lista de serviços prestados, em função do que jogaram os que entraram nos seus lugares deram de acréscimo ao time no lugar deles.

André Nascimento é um oposto muito rápido e técnico (e quando jogava com o gênio Ricardinho, essas características eram bombadas ao máximo), mas não tem o recurso importantíssimo para um oposto que é o da bola do estouro, o balão na ponta quando tudo dá errado, ele ser o desafogo do time.

O Leandro Vissoto, foi o maior pontuador de ontem com incríveis 29 pontos, mais ainda que o Milinkovic. Ele faz tudo que o André faz e ainda tem mais bloqueio e essa bola alta muito facilmente do alto dos seus 2,12m, 17 cm a mais que o André. Vissoto é o oposto que não tínhamos desde Marcelo Negrão. Não pode voltar pro banco de jeito nenhum.

E o Dante? Simplesmente deu lugar ao jogador mais completo dessa Liga Mundial, o Murilo. Ele esteve no top five em vários fundamentos, como passe, saque e bloqueio (o que é impressionante para um cara de 1,90 "apenas", meio tipo o que o Dennis Rodman fazia na NBA, quando era o melhor reboteiro, com "apenas" 1,98).

A linha de passe que o Murilo fez com o Giba e o Serginho foi do nível da melhor que já tivemos, quando tínhamos o Nalbert, do lado desses dois. Essa sustentação defensiva dele no passe, foi taticamente fundamental, pois facilitou demais para os centrais e o Vissoto aparecerem sempre na boa pro ataque. Por isso ele e o Giba não precisam pontuar tanto - é melhor guardá-los para as horas decisivas, principalmente o Giba, que é outro gênio.

E os outros novatos só mostraram que o vôlei brasileiro tem um organização de exceção e que esses talentos estarão sempre aparecendo. Lucão e Sidão (no lugar do Rodrigão machucado) jogaram muita bola - erraram um pouco mais de saques do que deveriam, mas, vá lá - não se intimidaram com a pauleira e deram conta muito bem do recado.

Bruninho é um caso à parte. Levantador não basta ter talento. Tem que ser muito forte emocionalmente e ter frieza de raciocínio nas horas cruciais. E olha, neste jogo ele foi exigido ao máximo, com tantas alternâncias que a partida proporcionou, mas ele foi excepcionalmente bem.

Com a tranquilidade que a nossa linha de passe o deu, não cometeu mais aqueles muitos erros de precisão que vinha tendo, jogando ontem com muita velocidade e habilidade na distribuição, colocando quase sempre os atacantes no 1 x 1. Partidaço do Bruno, que só tem 23 anos e muita coisa ainda pela frente.

Quer dizer, deu tudo certo pro Bernardinho. Quem não estava tão bem, como vimos ano passado, saiu e deu lugar a quem não deixou passar a oportunidade. Agora é juntar a vitalidade dos de agora, com a importante experiência e qualidade dos mais velhos - coisa que ele já fez anteriormente muito bem com Maurício e Giovane - que essa nova geração vai dar muitas alegrias à torcida.

E pra fechar, já que falei de dois gênios acima, não poderia deixar de prestar homenagem ao 3º deles, o Serginho. Como o Nalbert, com muita felicidade comentou em uma transmissão anterior, quando inventaram a posição de líbero, nunca se poderia esperar que alguém poderia desequilibrar jogando ali.

Ele desequilibra.

O que ele faz é simplesmente monstruoso, dá um volume absurdo pra equipe, incendeia o time nas horas certas e ainda jogaria fácil de levantador em muitas outras seleções que tem por aí, dada a qualidade da precisão e velocidade absurda que ele imprime nos contra-ataques que "queimam" nele.

Não poderia ser mais merecida essa premiação inédita e revolucionária que recebeu de Melhor Jogador da Liga Mundial.

Foi um grande dia para o Vôlei Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...