
Aventura / Suspense
Direção: Guy Ritchie
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Kelly Reilly
Divertida versão do clássico personagem.
Com Guy "ex-Madonna" Ritchie capitaneando e Robert Downey Jr, na comissão de frente, a nova roupagem do maior detetive do mundo não faz feio.
Para novos tempos, um outro olhar. Temos aqui, um Sherlock muito mais físico que o dos padrões antigos. Agora com habilidades de MMA e esgrima, ele vai pro pau sem perder a astúcia que o fez famoso.
Robert Downey Jr. está com um físico absurdo e cada vez mais afeito aos papeis de heroi - uma grande ironia para alguém que começou em dramas e até foi indicado ao Oscar por interpretar Charles Chaplin (!).
Jude Law também está joia como Watson, nesta versão, não tem nada do simples e bobo assitente, como sempre foi retratado.
O roteiro é muito bem feito e mesmo com muitas reviravoltas, é didaticamente explicado durante toda película e não tem perigo do expectador se perder. Outro ponto positivo, são as cenas de ação (especialmente a do navio e a das explosões) são de tirar o fôlego - certamente lembrarei delas para a lista das melhores de 2010.
E talvez nisso, esteja o porém do filme. Guy Ritchie é extremamente cuidadoso com a parte visual, colocar sua marca, seu estilo. Entretanto, acho que falta aquele algo mais, aquele ingrediente emocional que fisga a gente, como tínhamos em Indiana Jones, ou mais recentemente, o próprio Homem de Ferro.
Parece ranço de crítico - coisa que jamais terei embasamento teórico para ser -, só que é isso mesmo. É bacana, bem feito, bem escrito, bem interpretado, tudo no capricho.
Mas na minha concepção, em filmes de heroi, a gente tem que se "apaixonar" pelos personagens e neste caso, digamos que por enquanto, achei ele apenas um cara bastante interessante...
Cara, que monte de bobagem. Papo de velho! O filme é tri, podem ver na boa que é diversão garantida!
Nota: 7,5
Comentários