Pular para o conteúdo principal

Filme: Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada

The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader
EUA, 2010 - 115 minutos
Aventura/Fantasia
Direção: Michael Apted
Elenco: Georgie Henley, Skandar Keynes, Ben Barnes, Will Poulter, Gary Sweet, Terry Norris, Bille Brown


Depois do estrondoso sucesso de público e crítica no qual a saga O Senhor dos Aneis se tornou no início do milênio, quando ela chegou ao fim em 2003, era óbvio que a indústria cinematográfica tentaria achar rapidamente uma sucessora.

Eragon (2006), A Bússola de Ouro (2007), As Crônicas de Spiderwick (2008) e Coração de Tinta (2008) foram algumas das frustradas apostas para suprir essa lacuna no cinema de aventura e fantasia que as adaptações dos escritos de Tolkien deixaram para nós.

Talvez o que mais tenha chegado perto de fazer isso (e por perto quero dizer, inimagináveis milhas de distância) foi a série Crônicas de Nárnia.

Baseada nos famosíssimos livros do inglês C.S. Lewis, o primeiro saiu em 2005 e foi apenas legalzinho. Entretanto a farta bilheteria ao redor do mundo fez com que logo em seguida saísse a segunda parte. Esse sim, com mais grana na produção e uma história mais bacana, já foi um filme bem superior, o que gerou uma espectativa de qualidade ascendente para este 3º episódio.

Infelizmente, não é o que acontece. Com uma trama quase simplória e personagens unidimensionais, o bom e sumido diretor Michael Apted (Nas Montanhas dos Gorilas e Nell) nos dá um aventurão cheio de excelentes efeitos especiais, mas pobre em emoção.

A criançada até deve curtir a trama onde Edmundo e Lúcia, agora acompanhandos por seu primo Eustáquio, se juntam ao Rei Caspian em uma missão para achar os sete Lordes banidos de Nárnia.

No entanto, para um espectador como eu que já foi confrontado e que se apaixonou irremediavelmente por Frodo, Gandalf, Gollum e cia., o grau de exigência é obrigatoriamente mais alto...

Agora é esperar ansiosamente pela nova adaptação de Peter Jackson, O Hobbit, o prequel que quem leu diz que é ainda melhor que O Senhor dos Aneis!

Quem quiser me procurar dia 14 de dezembro de 2012 já sabe onde me encontrar...

Nota: 6,0

Cotação no IMDb: 6.4 (21.735 votos)

Trailer legendado



E como de praxe em franquias, lá vai mais um caprichado CinematoGráfico:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...