
Coréia do Sul, 2003 - 132 min
Policial
Direção: Bong Joon-ho
Elenco: Kang-ho Song, Sang-kyung Kim, Roe-ha Kim
Eu realmente curto esse cinema sul-coreano. São tramas adultas, às vezes de narrativas não-lineares que contemplam suspense, violência e humor sempre com um desenvolvimento corajoso e não preocupadas com aspectos comerciais.
Este Memórias de um Assassino, embora seja baseado em uma história verídica acontecida por lá durante a ditadura nos anos 80, mantém essa característica que me agrada tanto.
Ele conta a história do primeiro serial killer "oficial" da Coreia do Sul. Aqui, dois policiais do interior não conseguem desvendar uma série de mortes de mulheres e acabam recebendo a contragosto, o auxílio de um detetive da capital para a resolução dos crimes.
Dirigido por Joon-ho Bong dos muito bons O Hospedeiro e Mother - A Busca Pela Verdade, o filme retrata bem o atraso causado ao país pelo regime militar: lá, tétano não tinha tratamento e causava amputações, a polícia não tinha contingente para agir adequadamente diante de tantos eventos e a falta de tecnologia fazia necessário enviar testes de DNA para o outro lado do planeta.
E pensar que hoje, através de uma política eficiente na educação, menos de 30 anos depois, os caras são a potência mundial que são - está entre as 10 maiores economias do mundo, com empresas do nível de Kia, LG, Hyundai, Sansung e Daewoo alavancando em progressão geométrica o PIB de lá.
Mas voltando ao filme, a história lembra bastante a mostrada no posterior Zodíaco de David Fincher, que acho um filmaço dos melhores da filmografia dele.
Talvez o desfecho, assim como o de Zodíaco possa causar narizes torcidos. Entretanto convém lembrar que poucos são como Quentin Tarantino, que distorce a História ao seu (e da plateia) bel-prazer como o fez em Bastardos Inglórios.
Portanto, fica a dica para quem quiser ver algo pouco usual, pero no mucho.
Nota: 7,5
Cotação no IMDb: 8.1 (14.588 votos)
Trailer com legendas em inglês
Comentários