
Enfim, em um findi totalmente zicado em termos esportivos, vamos com um belo Old, But Gold pra subir o nível.
Fui longe desta vez. No embalo de Bravura Indômita e Rango, que vi há pouco, resolvi ver um faroestão da gema mesmo, daqueles que marcou época.
No Tempo Das Diligências é o primeiro de diversos clássicos que John Ford realizou neste gênero (dentro do western, é Top 20 no IMDb) e faz juz à sua fama.
Pena não ter tido melhor sorte no Oscar, mas também, coitado. Foi feito naquele que é considerado o melhor ano da história do cinema - em 1939 simplesmente foram lançados ...E O Vento Levou, O Mágico de Oz, O Morro dos Ventos Uivantes, Ninotchka... Ficou difícil.
Mesmo assim ainda tirou dois prêmios - merecidíssimos - da Academia: Thomas Michell como Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Trilha Sonora.

EUA, 1939 - 96 min
Faroeste
Direção: John Ford
Elenco: Claire Trevor, John Wayne, Thomas Mitchell, John Carradine, Andy Devine, George Bancroft
Tem uma característica que adoro: junta vários personagens de diferentes personalidades e os coloca em um ambiente hostil para juntos encontrarem a melhor forma de resolverem seus problemas.
A trama é a seguinte: uma caravana em viagem pelo Velho Oeste precisa passar por um território controlado por índios Apaches, aqueles liderados pelo lendário Gerônimo.
Este grupo altamente heterogêneo é um retrato reduzido da sociedade americana da época: tem médico alcoólatra (Mitchell), um pistoleiro (Wayne), uma prostituta (Trevor), um banqueiro (Meek), um jogador (Carradine) e uma mulher grávida (Platt).
Com o perigo iminente, cada um vai revelando sua verdadeira natureza e o filme se torna muito mais que um bangue-bangue entre mocinhos e bandidos, caubois e índios, é um exercício sociológico interessantíssimo.
Fora isso, ainda por cima tem um John Wayne capitaneando um ótimo elenco e a direção de mão cheia de Ford, com seu equilíbrio perfeito entre a ação, drama, humor e o romance. Só podia dar boa coisa.
E um filme que tem como grandes e assumidos fãs, gente do quilate de Orson Welles e Akira Kurosawa, só pode ser uma belíssima pedida.
Nota: 8,0
Cotação no IMDb: 7.9 (16.002 votos)
Trecho do filme
Comentários