Pular para o conteúdo principal

Old, but Gold - 10/07/2011

Eu torci o tornozelo e destronquei o dedinho no treino de quinta. O Colorado perdeu. O vôlei perdeu. O futi feminino perdeu e por incrível que pareça, o que de menos pior que houve foi o empate da Seleção...

Enfim, em um findi totalmente zicado em termos esportivos, vamos com um belo Old, But Gold pra subir o nível.

Fui longe desta vez. No embalo de Bravura Indômita e Rango, que vi há pouco, resolvi ver um faroestão da gema mesmo, daqueles que marcou época.

No Tempo Das Diligências é o primeiro de diversos clássicos que John Ford realizou neste gênero (dentro do western, é Top 20 no IMDb) e faz juz à sua fama.

Pena não ter tido melhor sorte no Oscar, mas também, coitado. Foi feito naquele que é considerado o melhor ano da história do cinema - em 1939 simplesmente foram lançados ...E O Vento Levou, O Mágico de Oz, O Morro dos Ventos Uivantes, Ninotchka... Ficou difícil.

Mesmo assim ainda tirou dois prêmios - merecidíssimos - da Academia: Thomas Michell como Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Trilha Sonora.

Stagecoach
EUA, 1939 - 96 min
Faroeste
Direção: John Ford
Elenco: Claire Trevor, John Wayne, Thomas Mitchell, John Carradine, Andy Devine, George Bancroft


Tem uma característica que adoro: junta vários personagens de diferentes personalidades e os coloca em um ambiente hostil para juntos encontrarem a melhor forma de resolverem seus problemas.

A trama é a seguinte: uma caravana em viagem pelo Velho Oeste precisa passar por um território controlado por índios Apaches, aqueles liderados pelo lendário Gerônimo.

Este grupo altamente heterogêneo é um retrato reduzido da sociedade americana da época: tem médico alcoólatra (Mitchell), um pistoleiro (Wayne), uma prostituta (Trevor), um banqueiro (Meek), um jogador (Carradine) e uma mulher grávida (Platt).

Com o perigo iminente, cada um vai revelando sua verdadeira natureza e o filme se torna muito mais que um bangue-bangue entre mocinhos e bandidos, caubois e índios, é um exercício sociológico interessantíssimo.

Fora isso, ainda por cima tem um John Wayne capitaneando um ótimo elenco e a direção de mão cheia de Ford, com seu equilíbrio perfeito entre a ação, drama, humor e o romance. Só podia dar boa coisa.

E um filme que tem como grandes e assumidos fãs, gente do quilate de Orson Welles e Akira Kurosawa, só pode ser uma belíssima pedida.

Nota: 8,0

Cotação no IMDb: 7.9 (16.002 votos)

Trecho do filme


Comentários

Élbio Porcellis disse…
Esse filme, realmente, é ouro. Até me bateu a vontade de rever.

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...