
Inglaterra, Alemanha, Áustria, 2009 - 127 min
Drama
Direção: Sherry Hormann
Elenco: Liya Kebede, Sally Hawkins, Timothy Spall
Inspirado no livro homônimo que conta a bela história de vida da top-model somali, Waris Dirie.
Conta desde sua infância nômade no deserto da Somália até alcançar a fama mundial como modelo, focando nos dramas em que ela viveu por ter sido vítima de ablução - a selvagem mutilação genital feminina, ainda hoje prática comum em diversos pontos da África.
Conheci sua história em um desses tantos emails que a gente recebe todos os dias (os quais muitas vezes só pelo título, já passo reto...) e sabendo que havia sido feito um filme sobre tal pessoa, resolvi conferir e não me arrependi.
O filme tem alguns problemas como não ter uma produção tão abastada (o que faz com que algumas sequências potencialmente mais grandiosas, percam um pouco de força) e também, ter algumas pontas do roteiro que ficam sem explicação (como seu interesse romântico).
Além disso, houve algumas escolhas equivocadas para a narrativa - chega a optar por mostrar a amiga dela não sendo aceita em escolas de dança, algo que nada diz à trama, e deixa de fora uma sequência primordial, a do reencontro dela com sua família, mais de 20 anos depois...
Mas a força da história de vida da atual Embaixadora da ONU, condecorada com inúmeras honrarias pelo globo, e que foi interpretada de maneira excepcional pela top etíope Liya Kebede, já é por si só, um grande atrativo.
Ganhou diversos prêmios mundo afora: Melhor Filme no Prêmio de Cinema da Baviera, indicado para o Prêmio de Cinema de Ouro no German Film Awards e ganhou o Prêmio do Público no categoria Melhor Filme Europeu no San Sebastián International Film Festival.
Resumindo: obra com vários meritos e merece ser vista.
Nota: 7,0
Cotação no IMDb: 7.0 (1.940 votos)
Trailer legendado
Comentários