
França, EUA, Espanha, 2008 - 262 min
Drama / Guerra
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Benicio Del Toro, Catalina Sandino Moreno, Demián Bichir, Rodrigo Santoro, Julia Ormond, Lou Diamond Phillips, Franka Potente, Benjamin Bratt
O filme sobre a história do ícone Ernesto Che Guevara ficou tão grande que o diretor ficou com pena de cortar demais sua obra e acabou o lançando em duas partes.
Esta primeira vai desde sua apresentação a Fidel Castro em 52, até a tomada do poder em Cuba, em 59. Tudo isso entremeado com sua famosa participação em congresso das Nações Unidas e entrevista para tv americana em 64 e trechos dos seus diários.
Beníci Del Toro mostra mais uma vez que é um dos melhores atores de Hollywood. Ele nunca dá a impressão de estar atuando, ele FOI Che Guevara. Impressionante.
O filme é todo muito bem dirigido, conduzindo o filme com uma qualidade quase documental.
Para nós brasileiros, é mais uma oportunidade de ver Rodrigo Santoro em ação, aqui, como Raúl Castro - embora seja pequena, é uma boa participação.
O final pode parecer um pouco estranho para quem está acostumado com grandes clímax, porém funciona como demonstrativo da personalidade deste grande personagem histórico, que mesmo no auge da vitória, mantém sua ideologia, dando o exemplo aos seus seguidores.
Nota: 8,0
Comentários