
Canadá/França/EUA, 2011 - 97 min
Ficção Científica/Suspense
Direção: Duncan Jones
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright
Oba! Depois de muito tempo, parece que voltaram a aparecer bons filmes de ficção científica.
Além dos extraordinários Avatar (2009) e A Origem (2010), Duncan Jones que dirige este Contra o Tempo, já tinha nos brindado na sua estreia com o ótimo Lunar, de 2009.
Ele que por enquanto ainda é mais conhecido por ser filho do Camaleão do Rock, David Bowie, vem novamente com um filme ligado em questões de física quântica e viagens no tempo, só que ao contrário do seu filme anterior, que era muito mais introspectivo, aqui, a ação é ininterrupta e extremamente bem desenvolvida - a montagem é um dos pontos altos do filme.
Para não estragar em nada as surpresas, apenas digo que se trata de um viajante do tempo que volta ao passado para descobrir quem foi o responsável por um grande atentado terrorista, a fim de que este não volte a realizar novos horrores.
Mas afora contar com um roteiro muito esperto, Jones comanda um excelente quarteto principal. Gyllenhaal está perfeito como astro de ação, Monaghan e Farmiga são lindas e muito talentosas e Wright, faz o cara que busca seus objetivos a qualquer preço, com perfeição.
Claro que um tema tão complexo deixa margem a certas perguntas, o que não desabona tanto a grande diversão que é assistir a Contra o Tempo, um filme muito acima do que temos visto no gênero.
(Aliás, acho que este filme é muito melhor do que o cult que tornou Gyllenhaal famoso, Donnie Darko, que também tratava sobre viagens espaço-temporais.)
Baita pedida.
Nota: 9,0
Cotação no IMDb: 7.7 (33.973 votos)
Trailer legendado
Comentários