
EUA , 2010 - 100 min
Drama/Policial
Direção: Debra Granik
Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Garret Dillahunt, Lauren Sweetser
Foi indicado para Oscar de Melhor Filme, na minha opinião, apenas por culpa daquela iniciativa, compreensível do ponto de vista comercial, mas lamentável pelo aspecto artístico, de se colocar 10 indicados - e bem ecléticos - ao prêmio, ao invés dos 5 habituais.
Só que no entanto, Inverno da Alma tem toda cara, é de filme de ator - no caso, atriz: a ótima menina Jennifer Lawrence, a Mística de X-Men First Class.
A trama é até interessante, contando a história da personagem dela, uma adolescente que aos 17 anos de idade, que cuida sozinha de seus dois irmãos pequenos e da mãe louca. Ela acaba precisando encontrar seu pai, foragido da justiça, depois que ele usa a casa de sua família como garantia para fiar sua liberdade condicional.
Nessa busca às cegas, ela desafia os códigos entre bandidos e a lei do silêncio e arrisca sua vida para salvar sua família.
Começa bem, mas o desenvolvimento do roteiro é bem comunzinho, não guardando grandes emoções ou surpresas na epopeia da moça, o que tira muito do poder dramático da película.
Ainda assim é bom filme, mas longe, muito, muito longe de ser um dos 10 melhores do ano passado.
Ai, Academia...
Nota: 6,0
Cotação no IMDb: 7.4 (28.023 votos)
Trailer legendado
Comentários
É um filmaço e não colocaria só entre os 10 melhores, mas entre os cinco pelo menos.