
Spartacus é uma das obras-primas de Stanley Kubrick (ainda farei um festival sobre ele, aos moldes do que fiz com Hitchcock) e considerado um dos maiores épicos de todos os tempos.
Contando também com a facilidade de ter nas mãos uma das maiores junções de mega-astros de todos os tempos (Kirk Douglas, Laurence Olivier, Peter Ustinov, Charles Laughton, Tony Curtis...), Kubrick pega a clássica história do escravo rebelde e nos entrega um filme que tem de tudo: ação, drama, humor, romance...
Vencedor de quatro Oscars: Ator Coadjuvante (para Peter Ustinov, mas se tivesse sido ganho por Laurence Olivier ou Charles Laughton, não seria nenhuma injustiça), Direção de Arte, Fotografia e Figurino - estes três últimos, para filmes em cores; na época ainda havia prêmios distintos entre P&B e a cores).

Drama/Aventura/Épico
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Peter Ustinov, Charles Laughton, Tony Curtis, John Gavin
Baseado no livro de Howard Fast, é uma reconstituição bem romanceada da história do escravo trácio Espártaco, líder de uma rebelião que envolveu 100 mil homens contra o jugo de Roma.
As 3 hs de duração em nada pesam nesse espetáculo emocional e visual, em moldes que parecem ter desaparecido do cinema atual.
(Aliás, o próprio gênero de épicos passados no Império Romano anda cioso de produções que o honrem - coisinhas como Centurião e A Águia da Nona Legião não podem nem ser considerado da mesma estirpe deste aqui.)
As cenas de luta entre os gladiadores são excelentes e ainda mais impressionantes quando entre batalhões. Trabalho de mestre, o que é quase uma redundância em se tratando de um filme de Stanley Kubrick.
É daqueles que não pode faltar no currículo.
Nota: 10!
Cotação no IMDb: 8.0 (54.994 votos)
Trailer sem legendas
Comentários