Pular para o conteúdo principal

A Dunga o que é de Dunga


É por causa de jogos como esse Brasil x Holanda que o futebol é o esporte nº 1 do mundo.

Não existe jogo onde o imponderável tem tanta força, onde tantas coisas pequenas podem influir em um resultado como o futebol.

Enquanto a partida esteve nos domínios da lógica, a Seleção só não foi foi perfeita porque não fez mais gols.

No mais, marcou absurdamente bem, não dando nenhuma chance de gol em todo o primeiro tempo aos holandeses. Conseguiu criar espaços contra uma fortíssima equipe - que não perdia jogo há dois anos e havia vencido todos os seus jogos nas eliminatórias.

Ou seja, massacrou os europeus e todo mundo achou maravilhoso.

E o segundo tempo começou na mesma toada, com o Brasil mandando em campo.

Até que o gol achadíssimo do Sneijder mudou todo o panorama. A Holanda começou a equilibrar a partida, mas o Brasil ainda jogava bem.

Aí, houve a primeira falha de fato, o segundo gol holandês. Contra time bom, não dá pra dar esses vacilos.

E a terceira e última coisa que não dá pra botar na conta é a imbecilidade do Felipe Melo sendo expulso e praticamente selando as chances brasileiras de buscar a vitória contra um adversário tão poderoso.

Sim, todo mundo tinha medo de que ele pudesse fazer isso e até por ser tão avisado que eu entendo que o Dunga não pudesse acreditar que mesmo com toda campanha "Calma Felipe Melo", ele ainda conseguisse ser tão idiota de dar razão a todo o planeta.

É um jogador que me arrisco a dizer, acabou para o futebol. Para ele que não é craque, reconstruir toda uma imagem de jogador útil às suas equipes, me parece missão improvável.

Agora bater no Kaká e Luís Fabiano, é covardia. Ou existe alguém são que não os levaria para a Copa, depois de tudo o que jogaram nos últimos anos pela Seleção?

Me poupem.

Dunga teve muito mais acertos que erros, inclusive hoje. De tudo o que ele trabalhou seleciono coisas que acho relevantes:

Acertos -
  • Bancou Gilberto Silva e Robinho, quando muita gente - com o volante, eu era um deles - dizia que não deveriam mais estar na Seleção;
  • Fez da Seleção um time equilibrado e com mentalidade de honrar a camisa. Esses caras realmente sentiram a derrota de hoje;
  • Treinou com a seriedade necessária para se jogar uma Copa do Mundo.
Erros -
  • Não levar jogadores não testados, mas muito mais promissores e que poderiam dar resposta melhor que outros apenas razoáveis que lá estavam e que na bola, pouco acrescentaram;
  • Acreditou demais que o Kaká e o Luís Fabiano jogariam bem, mesmo voltando de lesão. Talvez tenha pensado que em 2002 isso funcionou com o Rivaldo e o Ronaldo.
    A diferença é que se tratavam de dois extra-classe que juntos representam na história, 23 gols em Copas do Mundo. Convenhamos, eram camisas 10 e 9 de uma estirpe bem diferente da dos atuais usuários destes números sagrados.
De qualquer maneira, mesmo contra todos prognósticos iniciais de que não tinha expreiência suficiente para o cargo, penso que o Dunga fez um grande trabalho a frente da Seleção.

E se não fomos tão longe quanto queríamos e esperávamos, pelo menos aquela raiva e frustração da derrota para a França em 2006, hoje dão lugar a uma tristeza contida por saber que se jogou melhor que o adversário, mas que por circunstâncias do esporte, desta vez não deu.

Na verdade tudo isso é balela. A culpa toda foi do Mick Jagger!!!!! Segundo o Globo Esporte ele é o maior pé frio da história das Copas do Mundo e junto do seu filho com a Luciana Gimenez, hoje ficou torcendo pela Seleção.

Ele já tinha desclassificado Inglaterra e EUA com a sua "torcida" e hoje fez o mesmo por nós.

Agora só nos resta o Plano B: torcer contra a Argentina com todas as nossas forças...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...