

Autor: Harding, John
Editora: Leya Brasil
Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
1ª Edição - 2010 – 288 páginas
Acabei de ler semana passada dois livros: A menina que não sabia ler e Ramsés vol.4.
Como meu irmão já começou a escrever sobre as duas sagas que estamos lendo – Ramsés e os Reis Malditos – não escreverei sobre estes.
A menina que não sabia ler retrata a vida de duas crianças, Florence e Giles, no ano de 1891, em um casarão sombrio e afastado da cidade, onde viviam apenas com empregados.
Os meninos, órfãos e viviam na casa de um tio negligente. Florence, a protagonista, é proibida de estudar pelo seu tio, mas escondida, aprende a ler e devora os livros da biblioteca proibida da mansão em segredo. Para Giles, seu irmão mais novo, é enviada uma preceptora para iniciá-lo nos estudos, Srta. Taylor.
Na contracapa do livro existem várias perguntas que a leitura dessa história misteriosa deveria desvendar: Quem eram seus pais? Porque Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
A verdade é que muito pouco é explicado no livro, que, na minha opinião, não se encaixa direitinho, se é que me entendem. O final é que dá uma melhorada no livro, mas depois de uma certa parte, também é previsível e a gente se pega querendo mudar um pouco o rumo da história.
Isso tem muito a ver com a necessidade de um desfecho romantizado... Mas também nos faz pensar em como a falta de carinho e atenção pode mudar a cabecinha de uma criança.
Vale a pena a leitura para ter sua própria opinião!
Nota: 7,0
Comentários