Pular para o conteúdo principal

Do Tempo do Epa - 25/06/10

Por C. Henrique Mércio

Alguém aí sabe de quem é a voz sinistra que recita um poema em “Thriller” depois que Michael Jackson para de cantar?

Seria a mesma que abre a faixa “The Number of the Beast” do famoso álbum da banda Iron Maiden?

Ponto para quem disse sim.


Ela pertencia a Vincent Leonard Price II, (1911 – 1993) lendário ator norte-americano do gênero terror/suspense, que por quatro décadas tirou o sono dos mais impressionáveis e fez muita gente garantir que ele era britânico.

Nascido em St.Louis no Missouri e de família abastada, era culto e naturalmente sofisticado para compor todos aqueles personagens que o imortalizaram: aristocráticos, intelectuais e sombrios.

Nunca teve medo de ousar, motivo pelo qual é possível achar sua marca ou influência na música, no teatro e até mesmo em animações. Iniciou sua carreira no teatro, mas logo passou ao cinema.

Embora fizesse papéis dramáticos como em Laura (1944), já aparecia em produções voltadas para o fantástico como Tower of London (1939), ao lado de Boris Karloff e Basil Rathbone.

Nos anos cinquenta, deslancha de vez nas telas com Museu de Cera (1953), A Mosca da Cabeça Branca (1958), A Casa dos Maus Espíritos (1958) e Força Diabólica (1959).

Na década seguinte, inicia uma bem-sucedida parceria com o diretor Roger Corman em adaptações das obras de Edgar Allan Poe: O Solar Maldito (1960), O Poço e o Pêndulo (1961), Muralhas do Pavor (1962) e O Corvo (1963) são alguns desses títulos.

O Abominável Dr. Phibes

O sucesso o acompanhou em uma nova fase com O Uivo da Bruxa (1970), O Abominável Dr.Phibes (1971), A Câmara de Horrores do Dr.Phibes (1972), As Sete Máscaras da Morte (1973) e A Casa do Terror (1974).

Em 1975 participa da faixa “The Black Widow” do disco Welcome to My Nightmare, de Alice Cooper e voltando-se de novo para a música, grava as faixas “The Number of the Beast” do Iron Maiden e “Thriller” de Michael Jackson, ambas em 1982.

Septuagenário mas em forma, participa juntamente com outros três mestres do macabro, Peter Cushing, John Carradine e Christopher Lee de Mansão da Meia-Noite (1983), divertida homenagem a seus personagens e versátil, empresta sua voz inconfundível ao personagem autobiográfico Vincent van Ghoul , no desenho animado Os Treze Fantasmas do Scooby Doo (1985).

Por fim, em 1990 participa de seu filme derradeiro, Edward Mãos de Tesoura. Três anos depois, o homem que dava voz ao desconhecido, a este se juntou para sempre.

N.B.: E foi pela bendita influência do Henrique, que eu conheci o mestre Price, comecei a curtir terror e heavy metal, entre diversas outras coisas bacanas que revolucionaram minha vida para sempre...

Comentários

Anônimo disse…
É, mas não pensei que irias levar tão a sério.
C.Henrique

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...