
Suécia/Dinamarca/Alemanha , 2009 - 152 minutos
Suspense
Direção: Niels Arden Oplev
Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Peter Haber, Sven-Bertil Taube, Peter Andersson, Ingvar Hirdwall, Sofia Ledarp, David Dencik
Engraçado as conexões que às vezes existem entre as coisas.
Eu vi no ótimo site Resenha de Filmes, um texto sobre este filme e dando uma nota muito alta (9,5). Acabei resolvendo assistir.
Fazendo as devidas pesquisas que faço após assistir o filme descobri que era um filme sueco.
E como o conterrâneo (e para mim, superestimado) Deixe Ela Entrar, também terá uma versão yankee para logo, dirigida pelo ótimo David Fincher (Se7en, Benjamin Button) e estrelada pelo Daniel 007 Craig.
Outra coisa que descobri depois é que se trata de uma adaptação literária (este aqui é o 1º de uma trilogia) de muito sucesso, chamada Millenium e que coincidentemente minha irmã possui e já havia me recomendado.
Relatadas as devidas curiosidades, vamos ao filme.
Jornalista é contratado por milionário empresário para obter pistas do desaparecimento de sua "filha emprestada" (na verdade sobrinha), Harriet. Junta-se a ele a hacker Lisbeth nas investigações.
Enredo interessante com várias pontas soltas, construindo um mosaico que nos dá ideia da personalidade dos personagens e que não faz passar lentamente as suas mais de duas horas e meia de duração.
Um bom elenco, uma ótima trilha sonora, direção segura, tudo nos conformes. Apenas achei que foram muitos temas ao mesmo tempo e nem todos tiveram a mesma boa condução. As mais de 500 páginas de livro provavelmente foram complicadas de serem sintetizadas.
De qualquer maneira é um belo suspense, bem melhor que o padrão Supercine que a TV aberta nos oferta nos sábados à noite.
Nota: 7,5
Comentários