
Bom, após ler sobre as novidades do blog e receber o convite do meu querido Barbosinha para ser o primeiro a escrever sobre o que eu gosto tanto, passeios, viagens e afins, vocês não imaginam o quanto estou feliz e honrado por poder escrever no blog que mais acesso e tanto divulgo, tanto que já virei até marcador.
Mas, vamos ao que interessa, como é o meu primeiro post, vou seguir a linha de raciocínio de meus amigos Marcelo Gafanha e Renata Porcellis, vou falar sobre a nata do assunto, não poderia falar de algum lugar nota 9,0 ou 9,5, vou falar de um lugar NOTA 10.
E em paralelo ao lugar contarei também a história do passeio, que, por vezes, o transforma em um lugar especial.
Guarda do Embaú (SC)

Depois de muita consulta com meus amigos mais experientes no assunto, o destino escolhido foi a pequena praia da cidade de Palhoça no litoral catarinense conhecida como Guarda do Embaú. Foram dias e dias de pesquisa de preço de pousadas e transporte, tudo muito bem planejado para nada dar errado.
Estava decidido, em outubro de 2002 foi feita a reserva. Pousada Recanto das Bromélias, período de 10 a 20 de janeiro de 2003. Agora era só contar tudo para a Marina. Após meses de espera é chegado o dia. Mais algumas horas de ônibus, chegamos à noite, o pessoal da pousada nos buscou na rodoviária da Pinheira (Praia vizinha), enfim, chegamos.
O lugar é único, desde a pousada escolhida, uma cabaninha que parecia uma casinha de sapê, até a famosa praia, e ainda no meio do caminho o “Centrinho”, nome carinhosamente dado pelos turistas ao comércio local, várias lojinhas de artesanato e roupas e alguns restaurantes.
A praia

São dois caminhos até a praia, um por uma pequena trilha sobre as pedras e outro pelo final do Centrinho, esse caminho pelo Centrinho, você, ao chegar a beira d’água, se depara com um rio,.
Isso mesmo, antes de chegar a praia do mar, tem um rio de águas mornas e um banco de areia, coisa de cinema, a travessia é feita a pé ou de canoa.
Pelo caminho da trilha, você contorna o rio e vai direto ao mar, aliás, vai direto a foz do rio, exatamente no encontro dele com o mar, também é de cinema, ainda mais se você der a sorte de pegar vários dias de sol, pois, a água fica muito azul e totalmente transparente.
Chegando a praia, você pode escolher um banho de mar, um ótimo ponto para prática do Surfe, a famosa lagarteada ou ainda relaxar nas águas mornas do rio. Outra dica, não deixe de visitar a prainha, que fica do outro lado das pedras da Praia da Guarda, é muito bonita e também é ótima para o surfe.
E ainda tem a Pedra do Urubu, essa é pra quem gosta de trilha, é uma trilha bem simples, mas em subida, e um pouco longa, mas o destino é recompensador, você vai chegar à Pedra do segredo um ponto onde se tem a visão de todas as praias da região, é muito bonito.
O Centrinho
Gurizada, vocês já devem ter ido ao Barracão ali no cassino, de repente conhecem até alguma outra praia com lojinhas na redondeza, mas sinceramente, eu nunca vi nada igual ao Centrinho da Guarda, e simplesmente não tem nada de mais, se você pedirem para alguém descrever, lhes dirão o seguinte: “É um monte de lojas e restaurantes no caminho da praia.” Como eu disse antes, “A História do passeio pode tornar o lugar especial”, acho que foi exatamente o que aconteceu comigo, é algo difícil de explicar.
Eu gosto tanto de lá, que qualquer coisa que lembre a Guarda vou admirar com carinho.
Em 2007 eu e a Marina voltamos lá, e foi novamente especial, mas esses 10 dias contados na história acima, como vocês puderam ver, foram totalmente inesquecíveis, queria conseguir dividir com vocês um pouco das emoções sentidas durante essas férias, e tomara que tenha conseguido.
Grande abraço a todos e está dada a dica, Guarda do Embaú um lugar NOTA 10.
Mais informações sobre localização, pousadas e qualquer outra coisa sobre a Guarda, é só acessar www.guardadoembau.com.br.
Abraço especial ao meu amigo, irmão, padrinho de casamento, companheiro de torcida colorada, e acima de tudo uma pessoa muito especial, Rafael Barbosa.
FUI!
Comentários
Abraço Paulinho!
Valeu a dica!!!