Pular para o conteúdo principal

Fui! - 26/08/10


Por Leonardo Bunselmeyer

Olá pessoal, meu nome é Leonardo, mais conhecido como Asdruba!

Na terça feira a tarde recebi através do MSN um honroso convite: Participar do Blog do Barbosa! Esse blog que já se tornou parte da minha leitura diária e que agora, além da inteligência e a perspicácia do autor, conta com colaboradores de primeira linha! Como não se sentir honrado com o convite?

Falar sobre viagens? Poxa é comigo mesmo! Espero que a minha contribuição seja do agrado de todos! Agradeço e fico feliz em ter sido lembrado para colaborar com o "FUI"!

Minha indicação tenta contemplar tudo o que uma boa viagem deve conter: aventura, cultura, diversão, charme e bons preços! Após pensar bastante cheguei a uma conclusão: Quem sabe uma viagem internacional?

Vamos a Buenos Aires?

Sim! A capital porteña é uma cidade com personalidade própria, aberta às novas tendências, à cultura e à arte de todo o mundo; cosmopolita e contraditória, dinâmica e tradicional, histórica e vanguardista.

Como chegar?

A gol tem voos regulares, TAM e Aerolineas também! Em minha última viagem fui de gol e paguei barato, R$ 149,00 por pessoa por trecho!

Há também várias excursões em pacotes aéreos ou rodoviários, depende muito da disponibilidade de tempo e dinheiro do viajante. Como moro em Porto Alegre, a via aérea é a melhor opção, pois após 1h30min de voo estamos em solo argentino!

A chegada

Buenos Aires é um distrito federal e a cidade está localizada na costa do Rio da Prata. A Grande Buenos Aires é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de cerca de 13 milhões de habitantes, portanto preparem-se para uma grande cidade!

Buenos Aires é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas. Destaco aqui o fato de que a cidade foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design.

Onde ficar?

A oferta de hotéis e pousadas é enorme, recomendo ficar perto do centro, pois facilita bastante o deslocamento aos pontos turísticos. Buenos Aires conta também com uma grande quantidade de Hostess, albergues destinados a jovens viajantes, esses estabelecimentos possuem baixo preço, e são uma excelente pedida para os que viajam com pouco dinheiro.

Cabe ressaltar que nesses lugares o viajante encontrará pessoas do mundo todo, o que contribui para que a viagem se torne ainda mais interessante.

O que fazer?

Plaza de Mayo: É o símbolo das manifestações históricas do povo argentino. Ao seu redor estão a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Ao norte da praça está a "city portenha", área movimentada que marca o centro financeiro de Buenos Aires.

Catedral Metropolitana: O padrão arquitetônico adotado é o de uma igreja sem torres e com 12 colunas representando os apóstolos. Do lado direito da Catedral se encontra o Mausoléu com os restos do herói libertador argentino, o General San Martín.

Cabildo: Apesar das sucessivas reformas, esse edifício ainda respira história, pois foi o epicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina. Tem um museu aberto a visitação e um restaurante no pátio.

Caminito: O bairro do tango é um ponto turístico obrigatório.

Avenida de Mayo: É interessante observar a variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos desta enigmática avenida.

Café Tortoni: O Tortoni é o café mais antigo de Buenos Aires. Um clássico portenho que merece uma visita. Tomem uma leche merengada por mim

Palacio Barolo: Um chamativo prédio que data de 1923, totalmente inspirado na Divida Comédia de Dante Alighieri. Entra-se pelo inferno, passando por andares do purgatório e chegando pouco a pouco ao céu. Na cúpula há um farol com uma vista surpreendente de Buenos Aires.

Avenida 9 de Julio: A Avenida 9 de Julio, a Avenida Corrientes e o Obelisco, no cruzamento de ambas, representam o cartão-postal clássico do centro portenho, seja durante o dia ou ao cair a noite.

Teatro Colón: É um grande orgulho para Buenos Aires. Mesmo que você não possa assistir a um espetáculo não deixe de realizar uma visita guiada e conhecê-lo por dentro.

Plaza Francia: Além de apreciar a beleza da praça a qualquer hora, vale a pena visitar a feira que funciona nos sábados, domingos e feriados das 11h a 18h.

Cemitério da Recoleta: Um clássico de Buenos Aires, passear por esse cemitério é um dos passeios mais concorridos, lembrem-se viagem também é conhecer outros costumes.

MALBA: Visitar Museu de Arte Latino americano de Buenos Aires é obrigatório, senão pelas obras expostas, pelo lindo prédio. Aproveite e visite também a flor mecânica de Buenos Aires, é linda, enorme e impressiona pela perfeição.

Puerto Madero: Uma ótima seleção de restaurantes em um ambiente mais do que agradável, com vista aos diques do Río de la Plata. Atravessando uma das pontes ou cruzamentos, modernas torres comerciais e residenciais abrem espaço entre o charmoso passeio da Costanera Sur e a Reserva Ecológica. A puente de La Mujer é linda!

Onde Comer

A carne argentina é famosa por ser a mais saborosa do mundo, recomendo os seguintes lugares:

El Desnivel: Uma churrascaria bem portenha, com pratos caseiros, abundantes, deliciosos. Ótimo preço! Uma prato serve com tranqüilidade duas pessoas.

Cabaña Las Lilas: Uma refinada churrascaria localizada no famoso bairro de Puerto Madero, preço nada baixo, mas de altíssima qualidade.

El Sanjuanino: Uma boa mostra da culinária regional argentina. Destaque para as empanadas, o locro e os tamales. Ótimo preço

La Querencia: Um lugar ambientado no melhor estilo campestre e que oferece pratos típicos da cozinha argentina a preços acessíveis.

Tango

Assistir a um show de tango em Buenos Aires é obrigatório, recomendo o Sr Tango. Bastante turístico é verdade mas a mistura de ótimos instrumentistas, belas mulheres e dançarinos de primeira categoria faz do espetáculo um fantástico ponto turístico da capital argentina.

A Bombonera

Pintada com afrescos que retratam a paixão dos torcedores do clube, o mítico estádio é um prato cheio para quem gosta de futebol. A disposição das arquibancadas é quase vertical, onde cabem cerca de 49.000 mil pessoas aproximadamente, pessoalmente eu não acredito, parece pequeno demais!

Imperdível, aproveite e visite o museu do Boca Juniors.

Compras

Com a câmbio favorável, Buenos Aires tornou-se uma cidade acessível aos Brasileiros, e as compras são sim uma atração, minhas indicações são:

Abasto de Buenos Aires: O mais novo shopping de Buenos Aires funciona no que antigamente era a central abastecedora da cidade.

Alto Palermo Shopping: Inaugurado em 1990, Alto Palermo é um dos maiores e mais diversificados shoppings de Buenos Aires.

Buenos Aires Design: Primeiro centro comercial latino-americano voltado exclusivamente para a arquitetura, design e decoração.

Calle Florida: É o calçadão de Buenos Aires. O forte aqui são os artigos em couro e peles.

Av. Santa Fe: Tem uma grande variedade de lojas de roupa e decoração com preços menos "turísticos" que os da Calle Florida.

Av. Cabildo: Localizada no bairro de Belgrano, a Av. Cabildo concentra ótimas lojas de moda jovem, principalmente quando cruza com a Av. Juramento.

Palermo Viejo: É uma opção de compras alternativa, já que nesse bairro predominam criações de jovens designers, tanto em vestuário como em objetos para o lar.

Av. Corrientes: Do obelisco até o número 1700 há uma infinidade de livrarias e cafés literários. Os preços são variados, mas há lojas especializadas em vender livros baratos, que podem sair apenas $ 2.

Once: Se a palavra de ordem é economizar, o trecho da avenida Corrientes que vai de Callao a Pueyrredón tem várias lojas de roupas, calçados e acessórios com venda no varejo e no atacado.
Segurança

É impressionante mas a cidade passa uma sensação de segurança extrema, só pude notar lá o quanto estamos acostumados a conviver com o medo constante de sermos vítimas da violência urbana aqui no Brasil. Entretanto eu ressalto que não se deve facilitar, poucos adornos, evitar transitar em ruas escuras a noite e prudência não fazem mal a ninguém.

Mensagem final

Após tomar um bom café e degustar bons alfajores, passeie pelo 9 de julio, atravesse a rua (é uma aventura incrível heheheh), provoque os argentinos para que eles falem sobre o Maradona, converse bastante pois eles estão acostumados com a invasão Brazuca e entendem bem o português.
Se visitar Buenos Aires no Verão não se impressione com as mulheres de biquini nos parques da cidade, elas tomam sol assim mesmo! Alimente os pombos na praça em frente a Casa Rosada!

Curta o clima europeu da recoleta e de Belgrano, faça graça com a diversidade de Palermo e principalmente, GRITE PENTACAMPEÃO NA JANELA DO HOTEL e VIVA O PELÉ!

Os argentinos são pessoas educadas, e bastante pitorescas, aproveite! Curta! Aprenda! Depois me conte como foi!

Abraço!

Comentários

Rafael Barbosa disse…
A minha avó, que foi lá há algum tempo, disse ainda que lá tem a Terra Santa, que é uma reprodução da Jerusalém dos tempos de Jesus, que é uma coisa de outro planeta...
Asdruba disse…
Não tive a oportunidade de visitar, mas deve ser legal mesmo!
Poxa o post ficou gigante hehehehe!
Abraço!
Paulo Dias disse…
Esse espaço ficou animal. Cada um de um gênero até agora. Só lugares excepcionais.
Com certeza Buenos Aires é um destino que ainda será visitado por mim. Excelente post Asdruba super bem detalhado.
Abração.
Anônimo disse…
Eu adoro tango, só para ver os argentinos chorarem.
Eu só vou ir lá quando chegar a minha camiseta que diz:
"No Malvinas
Yes Folk Island"
Acredito que seja uma região bonita (Buenos Aires), mas a minha incapacidade particular em admirar qualquer coisa feita por ou na argentina me impede de aceitar este fato.
O posto foi feito de forma ímpar, super bem explicado e com várias boas referências, parabéns Asdruba, ficou show de bola.

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...