
Por Leonardo Bunselmeyer
Olá pessoal, meu nome é Leonardo, mais conhecido como Asdruba!
Na terça feira a tarde recebi através do MSN um honroso convite: Participar do Blog do Barbosa! Esse blog que já se tornou parte da minha leitura diária e que agora, além da inteligência e a perspicácia do autor, conta com colaboradores de primeira linha! Como não se sentir honrado com o convite?
Falar sobre viagens? Poxa é comigo mesmo! Espero que a minha contribuição seja do agrado de todos! Agradeço e fico feliz em ter sido lembrado para colaborar com o "FUI"!
Minha indicação tenta contemplar tudo o que uma boa viagem deve conter: aventura, cultura, diversão, charme e bons preços! Após pensar bastante cheguei a uma conclusão: Quem sabe uma viagem internacional?
Vamos a Buenos Aires?

Como chegar?
A gol tem voos regulares, TAM e Aerolineas também! Em minha última viagem fui de gol e paguei barato, R$ 149,00 por pessoa por trecho!
Há também várias excursões em pacotes aéreos ou rodoviários, depende muito da disponibilidade de tempo e dinheiro do viajante. Como moro em Porto Alegre, a via aérea é a melhor opção, pois após 1h30min de voo estamos em solo argentino!
A chegada
Buenos Aires é um distrito federal e a cidade está localizada na costa do Rio da Prata. A Grande Buenos Aires é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de cerca de 13 milhões de habitantes, portanto preparem-se para uma grande cidade!
Buenos Aires é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas. Destaco aqui o fato de que a cidade foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design.
Onde ficar?
A oferta de hotéis e pousadas é enorme, recomendo ficar perto do centro, pois facilita bastante o deslocamento aos pontos turísticos. Buenos Aires conta também com uma grande quantidade de Hostess, albergues destinados a jovens viajantes, esses estabelecimentos possuem baixo preço, e são uma excelente pedida para os que viajam com pouco dinheiro.
Cabe ressaltar que nesses lugares o viajante encontrará pessoas do mundo todo, o que contribui para que a viagem se torne ainda mais interessante.
O que fazer?
Plaza de Mayo: É o símbolo das manifestações históricas do povo argentino. Ao seu redor estão a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Ao norte da praça está a "city portenha", área movimentada que marca o centro financeiro de Buenos Aires.
Catedral Metropolitana: O padrão arquitetônico adotado é o de uma igreja sem torres e com 12 colunas representando os apóstolos. Do lado direito da Catedral se encontra o Mausoléu com os restos do herói libertador argentino, o General San Martín.
Cabildo: Apesar das sucessivas reformas, esse edifício ainda respira história, pois foi o epicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina. Tem um museu aberto a visitação e um restaurante no pátio.
Caminito: O bairro do tango é um ponto turístico obrigatório.
Avenida de Mayo: É interessante observar a variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos desta enigmática avenida.
Café Tortoni: O Tortoni é o café mais antigo de Buenos Aires. Um clássico portenho que merece uma visita. Tomem uma leche merengada por mim
Palacio Barolo: Um chamativo prédio que data de 1923, totalmente inspirado na Divida Comédia de Dante Alighieri. Entra-se pelo inferno, passando por andares do purgatório e chegando pouco a pouco ao céu. Na cúpula há um farol com uma vista surpreendente de Buenos Aires.
Avenida 9 de Julio: A Avenida 9 de Julio, a Avenida Corrientes e o Obelisco, no cruzamento de ambas, representam o cartão-postal clássico do centro portenho, seja durante o dia ou ao cair a noite.
Teatro Colón: É um grande orgulho para Buenos Aires. Mesmo que você não possa assistir a um espetáculo não deixe de realizar uma visita guiada e conhecê-lo por dentro.
Plaza Francia: Além de apreciar a beleza da praça a qualquer hora, vale a pena visitar a feira que funciona nos sábados, domingos e feriados das 11h a 18h.
Cemitério da Recoleta: Um clássico de Buenos Aires, passear por esse cemitério é um dos passeios mais concorridos, lembrem-se viagem também é conhecer outros costumes.
MALBA: Visitar Museu de Arte Latino americano de Buenos Aires é obrigatório, senão pelas obras expostas, pelo lindo prédio. Aproveite e visite também a flor mecânica de Buenos Aires, é linda, enorme e impressiona pela perfeição.
Puerto Madero: Uma ótima seleção de restaurantes em um ambiente mais do que agradável, com vista aos diques do Río de la Plata. Atravessando uma das pontes ou cruzamentos, modernas torres comerciais e residenciais abrem espaço entre o charmoso passeio da Costanera Sur e a Reserva Ecológica. A puente de La Mujer é linda!
Onde Comer
A carne argentina é famosa por ser a mais saborosa do mundo, recomendo os seguintes lugares:
El Desnivel: Uma churrascaria bem portenha, com pratos caseiros, abundantes, deliciosos. Ótimo preço! Uma prato serve com tranqüilidade duas pessoas.
Cabaña Las Lilas: Uma refinada churrascaria localizada no famoso bairro de Puerto Madero, preço nada baixo, mas de altíssima qualidade.
El Sanjuanino: Uma boa mostra da culinária regional argentina. Destaque para as empanadas, o locro e os tamales. Ótimo preço
La Querencia: Um lugar ambientado no melhor estilo campestre e que oferece pratos típicos da cozinha argentina a preços acessíveis.
Tango

A Bombonera

Imperdível, aproveite e visite o museu do Boca Juniors.
Compras
Com a câmbio favorável, Buenos Aires tornou-se uma cidade acessível aos Brasileiros, e as compras são sim uma atração, minhas indicações são:
Abasto de Buenos Aires: O mais novo shopping de Buenos Aires funciona no que antigamente era a central abastecedora da cidade.
Alto Palermo Shopping: Inaugurado em 1990, Alto Palermo é um dos maiores e mais diversificados shoppings de Buenos Aires.
Buenos Aires Design: Primeiro centro comercial latino-americano voltado exclusivamente para a arquitetura, design e decoração.
Calle Florida: É o calçadão de Buenos Aires. O forte aqui são os artigos em couro e peles.
Av. Santa Fe: Tem uma grande variedade de lojas de roupa e decoração com preços menos "turísticos" que os da Calle Florida.
Av. Cabildo: Localizada no bairro de Belgrano, a Av. Cabildo concentra ótimas lojas de moda jovem, principalmente quando cruza com a Av. Juramento.
Palermo Viejo: É uma opção de compras alternativa, já que nesse bairro predominam criações de jovens designers, tanto em vestuário como em objetos para o lar.
Av. Corrientes: Do obelisco até o número 1700 há uma infinidade de livrarias e cafés literários. Os preços são variados, mas há lojas especializadas em vender livros baratos, que podem sair apenas $ 2.
Once: Se a palavra de ordem é economizar, o trecho da avenida Corrientes que vai de Callao a Pueyrredón tem várias lojas de roupas, calçados e acessórios com venda no varejo e no atacado.
Segurança
É impressionante mas a cidade passa uma sensação de segurança extrema, só pude notar lá o quanto estamos acostumados a conviver com o medo constante de sermos vítimas da violência urbana aqui no Brasil. Entretanto eu ressalto que não se deve facilitar, poucos adornos, evitar transitar em ruas escuras a noite e prudência não fazem mal a ninguém.
Mensagem final
Após tomar um bom café e degustar bons alfajores, passeie pelo 9 de julio, atravesse a rua (é uma aventura incrível heheheh), provoque os argentinos para que eles falem sobre o Maradona, converse bastante pois eles estão acostumados com a invasão Brazuca e entendem bem o português.

Curta o clima europeu da recoleta e de Belgrano, faça graça com a diversidade de Palermo e principalmente, GRITE PENTACAMPEÃO NA JANELA DO HOTEL e VIVA O PELÉ!
Os argentinos são pessoas educadas, e bastante pitorescas, aproveite! Curta! Aprenda! Depois me conte como foi!
Abraço!
Comentários
Poxa o post ficou gigante hehehehe!
Abraço!
Com certeza Buenos Aires é um destino que ainda será visitado por mim. Excelente post Asdruba super bem detalhado.
Abração.
Eu só vou ir lá quando chegar a minha camiseta que diz:
"No Malvinas
Yes Folk Island"
Acredito que seja uma região bonita (Buenos Aires), mas a minha incapacidade particular em admirar qualquer coisa feita por ou na argentina me impede de aceitar este fato.
O posto foi feito de forma ímpar, super bem explicado e com várias boas referências, parabéns Asdruba, ficou show de bola.