Fazia tempo que eu não promovia um Duets (na verdade, só tinha feito um, com livro e filme Bonequinha de Luxo), então, mãos à obra!
Ganhei de aniversário de namoro da minha senhora o livro Dexter - A Mão Esquerda de Deus, o qual inspirou uma das mais elogiadas séries de TV dos dias atuais. Como eu nunca tinha visto a série (é daquelas burrices que de vez em quando me dou conta que faço...), encarei o livro primeiro.
Narrado em primeira pessoa, o autor Jeff Lindsey nos imersa na mente oblíqua do psicopata Dexter Morgan. Uma trama muito interessante, cheia de pequenos detalhes e uma abordagem bem humorada fazem dessa uma leitura morbidamente divertida. Um grande clímax e um ganho para uma continuação - assim como na TV, a série escrita também já está no sexto exemplar.
Bom, e é senso comum que livros geralmente são melhores que os filmes quando estes se baseiam nos primeiros. Na minha opinião, com Dexter, isso não ocorre.
A série de TV é ainda melhor que o ótimo livro. Este deixa algumas perguntas sem respostas (ninguém fica sabendo porque um cara se entregou falsamente para a polícia se dizendo o assassino que move a trama, entre algumas outras situações), coisa que não acontece na telinha.
O universo de Dexter foi transposto com extrema precisão e ainda expandido, tudo dentro de praticamente tudo o que foi preconizado no livro. Trabalho genial dos roteiristas em aparar arestas e dar uma dimensão maior, completa e complexa do original.
Além disso, Michael C. Hall é um monstro, com o perdão do trocadilho, na performance do serial killer de serial killers. Um ator excepcional, para um personagem como jamais visto.
Então, estou aceitando ganhar de presente os próximos livros da série, mas certamente vou me adiantando com as próximas temporadas da TV...
Livro: Dexter - A Mão Esquerda de Deus
Jeff Lindsey. SP: Ed. Planeta, 2004. 270 pgs
Nota: 8,0
TV: Dexter - 1ª Temporada (2006)
Direção: vários
Elenco: Michael C. Hall, Jennifer Carpenter, Lauren Vélez
Nota: 9,0
Comentários