Pular para o conteúdo principal

Lista do Barbosa - 13/11/2010

Blog é uma coisa muito legal.

Eu tenho o poder de criar um espaço onde eu simplesmente vou ficar dando opinião sobre qualquer coisa, sem ter compromisso com nada, senão a nossa (minha e de vocês, leitores) diversão.

E vamos começar com duas coisas que adoro: filmes e quadrinhos.

Com o coração doído de ter deixado de fora filmaços como Demolidor, Homem de Ferro, Kick-Ass, Liga Extraordinária, Superman, Homem-Aranha e X-Men 1, lá vai a minha lista dos 10 Maiores Filmes Baseados em HQs.


10 - V de Vingança (2006)


Adaptação de Alan Moore. E esse aqui teve a ousadia de mexer ligeiramente no final da HQ, com uma versão mais otimista que a original e surpreendentemente funcionou totalmente.

Ver Natalie Portman careca, absolutamente imersa no papel de Evey, foi demais. E a produção dos irmãos Wachowski (eternamente Matrix...) também deram um upgrade na obra.


9 - Superman 2 (1981)


Foi o filme que mais eu vi na minha infância (umas 12 vezes ou mais). Ele aumentava o romance entre Clark e Lois, tirou os poderes do Superman e ainda o fazia ter que lutar contra 3 conterrâneos de Kripton com os mesmos poderes dele. Dureza.

E ainda tinha um Luthor para incomodar. É ainda melhor que o ótimo original do Richard Donner.



8 - X-Men 2 (2003)


Mostrando que em se tratando de filmes de HQs, geralmente as continuações são melhores que o original, X-Men 2 pegou tudo que o primeiro acertou, aumentou e se transformou em um espetacular exemplar do gênero.

Aprofundando os temas sociais que os mutantes sempre suscitaram nos gibis, unidos a um elenco fantástico e um diretor inspirado, X2 foi excepcional.


7 - Homem-Aranha 2 (2004)


Outra continuação que supera o anterior.

Sam Raimi, Tobey Maguire e cia cada vez mais à vontade e conseguiram fazer um filmão pipoca ainda melhor que o ótimo de 3 anos antes.


6 - Do Inferno (2001)


Mais um Alan Moore. Filme subestimado de Johnny Depp que é um dos melhores que ele já fez.

A trama em que ele desvenda a identidade de Jack, o Estripador é fantástica e deveria ser mais lembrada.


5 - Batman Begins (2005)

Fenomenal filme, que reinventa a mitologia do Homem-Morcego.

Com um elenco monstro, um baita roteiro e um diretor de exceção, só podia dar nisso. Difícil mesmo foi crer que o cara ainda conseguiu fazer melhor ainda, três anos depois...


4 - Watchmen (2008)


Outro Alan Moore... Fazer o quê?

O cara não gosta de ver seus trabalhos em outra plataforma que não os quadrinhos, mas eu acho que até por isso, os filmes baseados na sua obra são tão bons, pois tem que se superar para agradar o Mestre...

A maior HQ de todos os tempos teve um tratamento digníssimo nas mãos do grande Zack Snyder e acabou virando um superfilme.


3 - 300 (2007)


Melhor ainda que Watchmen, Zack Snyder (que para delírio da galera, já está escalado pra retomar a franquia do Homem de Aço nas telonas) fez em 300.

Pegando a grande HQ de Frank Miller, o cara usou uma estética espetacular para contar a história do grupo de espartanos que resiste ao superexército persa.

E ainda criou bordões eternos... ESPARTAAAAAAA!!!!!!


2 - Sin City (2005)


A obra máxima de Robert Rodrigues teve também a participação inestimável de (olha ele aí de novo) Frank Miller.

Um roteiro ultracool, um superelenco, tudo perfeito.

Um filme único.


1 - Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)


Bom, aqui o buraco é mais embaixo.

Tudo já foi dito sobre ele. A minha definição é simples: Cavaleiro das Trevas é a mais perfeita união de todas as qualidades de um blockbuster (grande produção e elenco) com um roteiro de complexidade psicológica incrivelmente bem feito.

Para mim, nesta década, apenas Avatar foi melhor filme que ele.

E aí, gostaram da lista? Façam a de vocês, incluam outros, qualquer coisa, vamos interagir, galera!!!

Comentários

Anônimo disse…
Sobre o Avatar ser melhor que Cavaleiro das Trevas, eu discordo, gostei muito mais do Batman, Avatar tinha lance do 3D etc . . . mas a história é simples (para não dizer simplória), para mim o Avatar foi um excelente filme, com todas as qualidades possíveis de execução, porém, o enredo deixa MUITO a desejar, para o meu gosto, não passa nem perto do Cavaleiro das Trevas.

Pablo
Rafael Barbosa disse…
De qualquer forma, dois baitas filmes né?!!
Abração brow!

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...