Pular para o conteúdo principal

Mete o Rock - 05/11/10

Por Rafael Barbosa

Semana passada eu falei sobre o "disco perdido", Smile de Brian Wilson, dos Beach Boys.

Eu queria continuar nessa linha, falando sobre outro disco dos caras, mas não sabia se colocava no Do Tempo do Epa ou aqui, pois se trata de um discaço deles lá de 1966, Pet Sounds.

Decisão tomada, caiu aqui no Mete o Rock!, então, mãos à obra!

Esse álbum tem uma história toda peculiar que remete à suposta rivalidade deles com os Beatles.

Quando os Fab Four lançaram o fantástico Rubber Soul em dezembro de 1965, Wilson ficou maluco com aquele som.

Palavras dele: "Eu realmente não estava completamente pronto para a unidade. Parecia que todas (as músicas) eram juntas. Rubber Soul era uma coleção de canções que de alguma forma eram juntas como nenhum álbum já feito antes, e fiquei muito impressionado. Eu disse, ‘É isso. Eu realmente sou desafiado a fazer um grande álbum."

Com essa "inveja branca", Brian foi à luta. Escreveu a maioria das canções de Pet Sounds durante o próprio dezembro de 1965 e janeiro de 1966.

Os outros Beach Boys foram surpreendidos pelo um novo som de Brian. A antiga fórmula de sucesso do grupo, um surf rock primordial, foi completamente substituído por um som muito mais elaborado e melódico. Houve resistência ao projeto dentro do grupo, mas nesta ocasião, a crença de Wilson em seu novo trabalho convenceu os outros membros.

Com Wilson sob alta atuação de LSD e outros alucenógenos (dizia-se que "quebravam seu ego" e expandiam as fronteiras criativas), Pet Sounds começou a ganhar forma.

Explorando novas combinações de sons que surgiram a partir do uso de múltiplos instrumentos elétricos e vozes em um conjunto e combinando-os com eco e reverberação, Wilson produziu faixas de grande complexidade.

Em meados de abril Pet Sounds foi terminaram as gravações e aí, foi partir para o abraço. Apesar de não ser um grande vendedor para a banda, originalmente, Pet Sounds foi influente desde o dia em que foi lançado. Foi elogiado na imprensa musical e defendido por muitas estrelas pop.

E aí, vem o grande barato: George Martin, o grande produtor dos Beatles, por exemplo, disse posteriormente que Pet Sounds foi uma grande influência sobre Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (considerado pela maioria da crítica especializada, o maior de todos os tempos), sem o qual, este último não teria existido... "Pepper foi uma tentativa de igualar Pet Sounds".

Paul McCartney o tem repetidamente nomeado como um dos seus álbuns favoritos, com God Only Knows" como sua canção favorita.

Quer dizer, Rubber Soul alavancou Pet Sounds que alavancou Sgt. Peppers que... fez Brian Wilson entrar em parafuso, mas essa história já contei no post anterior...

Outros artistas também consideram Pet Sounds como um dos melhores álbuns de todos os tempos. Eric Clapton afirmou: "Eu considero Pet Sounds um dos maiores LPs pop já lançados".

Elton John disse do álbum: "Para mim, dizer que fiquei encantado seria uma subavaliação. Eu nunca tinha ouvido essa mágica de sons, gravados de forma surpreendente. Sem dúvida, mudou a maneira que eu, e inúmeros outros, abordaram a gravação. É um registro atemporal e uma gravação de incrível beleza e gênio".

A revista MOJO o aclamou como "o melhor álbum já feito". Avaliação igual a da New Musical Express, quando fez sua eleição dos "100 Melhores Álbuns" da história.

Em 2006, o álbum foi escolhido pela TIME como um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos.

E a minha opinião? Disco atemporal, com melodias maravilhosas e que afaga o coração.

Maravilhoso. Quem nunca ouviu, corra e vá fazer isso logo.

Informações técnicas tiradas da Wikipedia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...