Pular para o conteúdo principal

Filme: Fanboys

EUA, 2009 - 89 min
Comédia
Direção: Kyle Newman
Elenco: Jay Baruchel, Dan Fogler, Sam Huntington, Chris Marquette, Kristen Bell


Fanboys é um produto emblemático de um fenômeno cultural pelo qual estamos passando e parece que só tende a ser cada vez maior.
O mundo é dos nerds.


Desde o advento da internet e o crescimento exponencial das formas de tecnologia e comunicação, os nerds (ou geeks, termo atualizado, mas que basicamente é a mesma coisa), que sempre estiveram na dianteira desses segmentos, agora desfrutam os louros da vitória.

Quando eu era adolescente, nerd era sinônimo de idiota, cheio de espinhas na cara, que não pegava ninguém e era motivo de chacota na Educação Física.

Hoje ser nerd está na moda.


Significa ser parte de um público-alvo específico. Aquele que tornou os games, a parte mais lucrativa atualmente da indústria do entretenimento. Aquele que revitalizou as bilheterias do cinema com as franquias de quadrinhos e livros, entre outras tantas coisas relevantes.
Os nerds tem até uma série de tv, para homenageá-los - "The Big Bang Theory" (passa na Warner e é sensacional).
Fanboys é uma ode a essa classe social.

O filme se passa em 1999 e conta a história de 4 amigos tarados por Star Wars que estão na expectativa absurda de estarem a seis meses do lançamento do Episódio I - A Ameaça Fantasma. Por um motivo importante, eles resolvem cometer uma loucura: atravessar o país para invadir o Rancho Skywalker e ver o filme antes de todo planeta.

Nisso, a história se desenrola com um sem-número de referências bem-humoradas aos Star Wars originais e outros ícones do mundo pop. Talvez para quem não esteja tão familiarizado com este universo estranhe um pouco, mas o filme é tão ágil e leve que todo mundo invariavelmente acaba entrando na onda dos caras.


Seth Rogen está engraçadíssimo fazendo uma ponta num papel duplo, mostrando mais uma vez porque é o grande nome da comédia americana neste final de década.


As participações especiais de Carrie Fisher, Billy Dee Willians e William Shatner (símbolo de Star Trek, "nemesis" de Star Wars") são daquelas coisas que fazem os fãs ficarem com um sorriso no rosto durante algum tempo.


É impossível não torcer pelos personagens, que refletem aquela inocência juvenil, em muitos de nós, adormecida.
Talvez seja este o segredo dos nerds: ter paixão pelo que faz, não tendo medo de parecer ridículo e indo adiante com seus interesses e manias, sem se importar com o que vão falar dele.

E essa é uma qualidade que se todos possuíssemos, certamente o mundo seria um lugar bem mais legal e cheio de surpresas.


Nota:8,0




Comentários

darlan disse…
bem divertido, pensei até q seria meio pastelão mas não é, 7

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a fase é boa...

Dá tudo certo! Voltei de Porto com a cabeça fervilhando. Tinhas tantas coisas para escrever que acho que vou esquecer de algumas coisas, mas vamos lá. Onze considerações pertinentes: 1. Guinazú é Deus; 2. O Inter pode até ter o melhor plantel do país - e isto deve fazer diferença no Brasileirão, se a janela do meio do ano não bagunçar tudo - mas não se pode dizer que foi mais time que o Flamengo nesses dois jogos. Foram confrontos de absoluta igualdade. 3. Foi um jogaço, mas curiosamente, nenhum dos goleiros fez grandes intervenções. As defesas e meio-campos jogaram muita bola dos dois lados; 4. Foi um jogo parelho, mas de muitas alternâncias técnicas. O Inter iniciou melhor, mas depois o Mengo tomou conta e teve dois bons chutes. Daí, o Inter achou um gol (bem-feito pro Juan, peguei pavor dele depois daquela dele com o Maicossuel). No 2º tempo, quando o Inter era dono do jogo, o Fla fez um gol bem bonito de tabelamento. Depois disso virou abafa e seja o que Deus quiser. Ainda bem que ...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...

Filme: Um Conto Chinês

Un Cuento Chino Argentina, 2011 - 93 minutos Comédia Direção: Sebastián Borensztein Elenco: Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Javier Pinto, Ignacio Huang Mais do que o próprio e de fato, muito bom cinema argentino, o que mais me chama a atenção do lado dos hermanos é Ricardo Darín . Cara, que ator! Além de absurdamente carismático, ele incorpora seus personagens sem quaisquer cacoetes (recurso utilizado por vários grandes atores, tipo Jack Nicholson e suas sobrancelhas, De Niro e aquela levantada de queixo, etc), ficando perfeito em qualquer papel. Se fosse americano, já tinha pelo menos uns dois oscars na estante. E é em cima dele que Um Conto Chinês se torna divertido. O filme é baseado em um fato real, mas a bem da verdade, a história não chega a ser o ponto forte. Há realmente um elemento extraordinário na trama, tremendamente imponderável, mas que sozinho não vejo que fosse suficiente para render um filme. É aí que Darín entra. Para sustentar a onda, os roteiristas capri...