Pular para o conteúdo principal

Bedelho


Vou ter que meter a colher nesta questão do Neymar, pois tenho ouvido tanta coisa, tanta gente querendo dar uma opinião definitiva para um assunto tão complexo, que acho que posso dar algum pitaco pertinente.

Acho o tema complexo, porque envolve não só uma questão comportamental de um atleta.

Este imbróglio tem aspectos sociais, econômicos, filosofia profissional, hierarquia e suas interdependências, etc.

Por partes:

Neymar:

Um jogador com um potencial absurdo, pois tem domínio de diversos fundamentos.

Grande domínio, excelente driblador, chuta bem com as duas pernas, cabeceio razoável, ajuda na marcação, não tem medo de cara feia e por aí vai.

Caso raro de artilheiro que não é centroavante. E apenas 18 anos.

Quer dizer, um jogador especial e que tem que ser trabalhado em todos os sentidos por ter um dom que pode levá-lo a ser lendário, talvez.

Porém, Neymar é um menino que cresceu em uma sociedade globalizada, onde tudo e todos estão expostos a todo momento e pessoas como ele, vivem em um imenso Big Brother 24hs por dia.

O problema é que parece que os mecanismos de defesa que ele criou, juntamente com sua família, para lidar com esse estresse constante não foram os mais eficazes.

Neymar quer tudo para ele, pois se defende atacando, não dando chance dos outros "se criarem" perto dele. Por isso, foi tão benéfica a presença do Robinho ao lado dele, pois se tratava de um ídolo santista ainda mais consagrado que ele.

Não acredito que seja acaso todas as bobagens que ele vem fazendo terem acontecido justamente depois que Robinho foi embora - além do Ganso, que se machucou e era seu grande parceiro, um cara um pouco mais velho e centrado.

Essa situação de ser a única grande estrela pirou a cabeça do guri, que deve ser advertido sim.

O problema é que não é fácil achar o ponto nevrálgico de qual punição terá o efeito necessário. O que nos leva a...

Dorival Jr.:

Baita técnico, montou um Santos de características ultraofensivas, mas equilibrada em seus setores, o que propiciou o crescimento meteórico de Neymar, Ganso e cia.

Teve muita habilidade para gerenciar pequenos problemas que um grupo tão jovem mostrou e conseguiu ser campeão paulista e da Copa do Brasil.

Após o desmanche do Peixe no 2º semestre, estava claramente organizando a equipe para o ano que vem. Talvez por isso quisesse dar uma punição tão grande e exemplar ao Neymar, que era de 15 dias.

Ele não estava com a cabeça neste Brasileirão, onde obviamente o guri faria uma falta monstruosa, e sim, na Libertadores do ano que vem, onde Neymar já com a cabeça no lugar deveria ser um baita diferencial para seu time.

Só que a sua saída do clube, que não deixa de ser uma afronta hierárquica, se deu por ter uma imcompatibilidade de opinião com a...

Diretoria do Santos:

Teve o grande mérito de segurar o guri no clube mesmo com uma proposta milionária do Chelsea. Organizou um roteiro de salários, prêmios por conquistas e outras coisas para manter seu grande atleta.

Logo, quem paga tanto, quer ter retorno, certo? E manter o Neymar fora do time, durante meio mês não é só punir o jogador, mas também os seus companheiros e o seu clube que tanto investiu nele...

Como a diretoria, diferentemente do Dorival, ainda está dando atenção para o Brasileirão, estas visões conflitantes acabaram convergindo para uma decisão terrível, pois não acredito em hipótese nenhuma que o próprio Neymar quisesse a saída de Dorival.

Então quando dizem que Neymar derrubou o técnico, essa é a pior besteira que se pode falar sobre o caso.

Dorival saiu de comum acordo com a diretoria por terem filosofias diferentes, mas principalmente, por não saberem como atingir o ponto alto da questão: como fazer o Neymar entender que ele precisa ter um equilíbrio entre a humildade de respeitar chefes, colegas, adversários e ainda assim, saber que é um fenômeno e ter a autoconfiança de com a bola nos pés, ir para cima de quem quer que seja e fazer valer sua condição privilegiada de futebolista.

O que me leva a apoiar a posição de...

Mano Menezes:

Não convocou o Neymar para dois amistosos sem importância e está sendo chamado de corporativista. PeloamordeDeus!!!!

Ora, não ser convocado, mais do que os R$ 40 mil de multa da diretoria, ou os 15 dias afastado do Dorival, isso sim, é que deve estar doendo uma barbaridade no coração do jovem jogador santista.

Essa é a maior punição que o Neymar poderia levar. Essa sim, eu acredito que tenha o poder de abrir os olhos do garoto e fazer com que ele sem seguida volte a nos encantar e jogar aquele futebol que fez todo o Brasil implorar ao Dunga sua ida para a Copa.

Mano não perde nada não o levando pra Seleção neste momento, mas dá uma lição pública de que respeito e retidão são valores que também tem de estar agregados ao talento, que o Neymar possui de sobra.

Tô com o Mano e não abro. (Só não deixa o guri na geladeira muito tempo, senão vira o fio...)

Tudo poderia ter sido levado de outra forma, Neymar certamente, mesmo com toda a pressão que vive é o maior culpado, mas não livrem a cara do Dorival, porque gerenciar esse tipo de problema faz parte das atribuições do professor...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...