Pular para o conteúdo principal

Do Tempo do Epa - 15/09/2010

Por Rafael Barbosa

Continuando com os comentários sobre filmes antigos, hoje não falarei de um somente e sim de um tema que gosto muito: épicos romanos que se passam no tempo de Cristo.

Falarei de 4 exemplares, cada qual bem diferente dos outros, mas com essa característica em comum, além de todos serem muito bons.

Ben-Hur (1959)

Um dos melhores filmes de todos os tempos e o 1º a ganhar 11 oscars - só Titanic e O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei conseguiram tal feito.

Baseado no livro de 1880, Ben-Hur: A Tale of the Christ, conta a história de Judah Ben-Hur, judeu de grande influência que acaba traído por seu amigo, Messala e passa por imensas provações.

Embora lembre um pouco a trama de O Conde de Monte Cristo, isso não diminui em nada o poder do filme. São 212 minutos de um cinema espetacular em todos os sentidos de um filme que em números atuais teria um custo talvez maior que Avatar (estimado em absurdos U$ 500 milhões)

Charlton Heston é um dos maiores atores de todos os tempos e dá uma força dramática sobrenatural ao personagem. O encontro de Judah com Jesus é arrepiante.

Além disso, a cena da corrida das quadrigas (que levou mais de 3 meses para ser executada, tamanha complexidade) dispensa comentários. Quem viu sabe o que estou falando. Quem não viu, tome vergonha na cara e vá correndo ver.

Clássico Imprescindível.

Nota: 1000!

Cotação no IMDb: 8.2 (58.410 votos)



Quo Vadis (1951)

Baseado no livro de 1895 de Henryk Sienkiewicz (meu pai tem uma edição dele datada de 1901!). Se passa alguns anos após a morte do Cristo. Fala sobre um general romano, Marcus Vinícius, seu imperador, Nero, e a perseguição deles ao culto cristão que começava a tomar forma em Roma.

Ele mostra a ação posterior de divulgação da Palavra pelos apóstolos - principalmente São Pedro e Paulo (que não era apóstolo, mas foi o maior responsável pela expansão dos ensinamentos de Cristo - sim, sei que há controvérsias quanto à qualidade do que ele passou adiante, mas isso é papo pra outro post, não é seu Élbio?).

Como a amada de Marcus é Lígia, uma cristã, está feita a ponte entre o culto politeísta do antigo Império e o Evangelho de Jesus, causando um embate cultural e religioso conduzido com maestria pelo diretor Mervyn Leroy. No elenco, o destaque é Peter Ustinov com uma performance poderosa como o insano Nero.

Outro filme monstro.

Nota: 10!
Cotação no IMDb: 7.1 (4.120 votos)




Barrabás (1961)

É uma história inspirada livremente em um personagem o qual não existem muitas referências históricas, mas que todo mundo conhece: o ladrão Barrabás, que foi salvo pelos judeus em detrimento a Jesus.

Baseado em livro de 1950 do Nobel de Literarura, o sueco Pär Fabian Lagerkvist, o filme italiano relata como teria sido a vida deste homem, que, não obstante a liberdade facultada a ele, parece ser perseguido do pela iniquidade. Só que a sua vida dá uma guinada e nem ele fica imune ao Mestre...

Anthony Quinn está maravilhoso como o bandido que não consegue se livrar do passado.

Diante de um texto original e muito inspirado, o resultado foi mais um grande filme.

Nota: 8,5

Cotação no IMDb: 6.8 (1696 votos)




Jesus de Nazaré (1977)

Já que falamos sobre filmes romanos, mas sobretudo que tenham Jesus na trama, nada melhor que citar o melhor de todos que falam especificamente Dele.

Baseado no livro... bom, vocês sabem qual, Jesus de Nazaré foi originalmente uma série televisiva italo-britânica que acabou compactada em um longa-metragem (foi a forma que assisti) de aproximadamente 3 horas.

Possui um elenco numerosamente estelar: Robert Powell, Anne Bancroft, Ernest Borgnine, Claudia Cardinale, James "Darth Vader" Earl Jones, Sir Laurence Olivier, Christopher Plummer, Anthony Quinn (olha ele de novo), Rod Steiger, Peter Ustinov (outro que está em mais uma)...

A vida e história de Jesus é espetacular por natureza e filmada pelo mestre Franco Zefirelli (Romeu e Julieta, Irmão Sol, Irmã Lua), independente de qualquer opção religiosa, é um marco no cinema e emociona a todos indistintamente.

Nota: 10!

Cotação no IMDb: 8.5 (4.725 votos)



Dentro do tema de épico romano, mas sem ser do tempo de Cristo eu ainda poderia recomendar Spartacus de Stanley Kubrick, as duas temporadas da excelente série Roma, o próprio Gladiador, mas isso já ficaria muito grande aqui...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...