
China, 1992 - 126 min
Ação/Policial
Direção: John Woo
Elenco: Chow Yun-Fat, Tony Leung Chiu Wai, Teresa Mo, Philip Chan, Philip Kwok
O título brasileiro não ajuda, mas saber que este é considerado a obra-prima de John Woo, que levou o grande diretor chinês ao cinema americano, aí, sim, a conversa muda de figura.
Fervura Máxima tem uma trama simples de espionagem policial em uma rede de tráfico de armas, mas que nos remete a um clímax absurdo (e extenso, quase 50 min de tensão pura, o que fica meio pesado demais até).
É chover no molhado dizer que as cenas de ação são de tirar o fôlego - não há diretor no mundo que faça cenas desse tipo como John Woo (a quem lembrar precise, autor de O Alvo - melhor filme do Van Damme -, A Última Ameaça, A Outra Face, Missão Impossível 2, A Batalha dos Três Reinos...).
Há algumas cenas de plano-sequência que são alguma coisa de excepcional e a famosa câmera lenta de Woo, aqui já era usada e abusada com a qualidade que ele sempre caracterizou seus trabalhos.
O par central acabou famoso depois do filme, principalmente Chow Yun-Fat (O Tigre e o Dragão, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo), aqui matando a pau como o policial doido Tequila, que passa o filme inteiro xingando seu comandante e fazendo só o que dá na telha.
A trilha sonora é meio datadinha, mas pelo menos nos remete aquele clima nostálgico das fitas VHS de pauleira da América Vídeo.
Achei um pouco longo demais, mas de qualquer forma, é mesmo um baita filme de ação.
Nota: 8,0
Cotação no IMDB: 7,8 (18.233 votos)
Vídeo do filme, chamado de Melhor Sequência da Ação de Todos os Tempos:
Comentários