Pular para o conteúdo principal

Barbadas Literárias - 17/01/2011

Por Renata Porcellis

A Garota dos Pés de Vidro

Autor: Ali Shaw
Editora: Leya Brasil
Assunto: Literatura Estrangeira - Fantasia
1ª Edição – 2010 – 288 páginas


Na feira do livro de 2010, em novembro, fiquei de olho em um livro de um jovem autor britânico, Ali Shaw - que tem a minha idade.

Pareceu-me uma história de fantasia bem atraente, além se saber que o livro havia ficado entre os finalistas de várias premiações literárias – a categoria de livro estreante do Jornal The Guardian e o famoso Costa First Novel Award – e alcançando o The Desmond Elliot Prize de nova ficção.

A Garota dos Pés de Vidro é seu livro de estreia e conta a história de Ida Maclaird, uma jovem que vai ao arquipélago de Saint Hauda's Land em busca da cura para sua inexplicável enfermidade que está a transformando em vidro.

Lá ela conhece e se apaixona pelo fotógrafo Midas Crook e juntos eles buscam incansavelmente uma explicação e uma solução pra seu caso. Ida acredita que Henry Fuwa, um criador de um estranho rebanho de mini gados com asas de borboletas, conhece segredo para sua cura.

Midas também é uma figura complexa, cheio de traumas na infância que não consegue superar. Para fugir de sua realidade desconfortável, o tímido Midas ampara-se em sua câmera fotográfica e em seu único amigo, Gustav além de Denver, filha de Gustav. Ao conhecer Ida sua realidade muda completamente e ele é apresentado ao amor.

Achei que seria um livro fantástico, como As crônicas de Nárnia, com muita fantasia e adequado para jovens leitores, mas na verdade contém muitos elementos modernos me desbundou um pouco!

O uso de linguagem inerudita e até chula ("porra”, “cagam”, “cu”) me chocou nesse tipo de leitura e temas como bebidas alcoólicas, casas noturnas, sexo, traição não deveriam permear uma narrativa de fantasia! Acho que poderia ter um linguagem e personagens mais ingênuos para deixar a história de fantasia mais encantadora.

Eu esperava uma história que se passa em uma floresta e me deparei com algo bem mais urbano. Fora isso, tem algo na narrativa que me desagrada: não existe um foco nas personagens princiapais, perpassando a histórias paralelas de personagens secundários como Denver e Gustav (amigos de Midas), Carl Maulsen (amigo de Ida), Chales Maclaird e Freyda (pais de Ida), Henry Fuwa (amante da mãe de Midas).

Que pena, eu esperava bem mais da obra!

Nota 5,5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...