
França, 2010 - 162 min
Drama
Direção: Gaspar Noé
Elenco: Nathaniel Brown, Paz de la Huerta, Cyril Roy, Olly Alexander, Masato Tanno, Ed Spear
Sabe aquele filme difícil de falar sobre ele? Enter The Void é um desses exemplares...
A trama (que não dá pra dar muitos detalhes), é mais ou menos assim: dois irmãos, Oscar e Linda, em função de um determinado acontecimento, acabam presos em um pesadelo nas noites de neon de Tóquio.
Mais que a própria história calcada nos preceitos do Livro Tibetano dos Mortos, a maior qualidade aqui é como ela é contada. Gaspar Noé é um diretor supercontroverso (o polêmico e pesadíssimo Irreversível é obra dele), só que tem uma habilidade fantástica para manejar suas câmeras.
Ele conseguiu fazer um filme em primeira pessoa (Oscar), utilizando uma câmera subjetiva de maneira jamais vista. Ele não esqueceu nem as piscadas de olho do personagem. Os travellings e as cenas das memórias de Oscar também são extremamente bem construídas.
O mais difícil de encarar, além da longa duração, é a fotografia pesadona, cheia de cores e luzes saturadas e o pouquissimo pudor que Noé tem em mostrar temas chocantes como incesto, aborto e uso indiscriminado de drogas.
Mas diferente do pavoroso Império dos Sonhos de David Lynch, que também é maçante para os olhos, esse aqui tem início, meio e fim (ou um novo começo...).
Totalmente anticomercial, não é para qualquer público, nem para qualquer hora, mas é sem dúvida um filme muito, muito bem feito - melhor que Irreversível.
Nota: 7,0
Cotação no IMDb: 7.3 (5.076 votos)
Trailer sem legendas
Comentários