

Strangers on a Train
EUA, 1951 - 101 min
Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Farley Granger, Ruth Roman, Robert Walker, Patricia Hitchcock
o 9º filme de Hitch no 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer tem uma premissa interessantíssima: dois desconhecidos se conhecem e combinam de assassinar duas pessoas que não convém na vida do outro.
O grande detalhe é que um dos interlocutores estava brincando e o outro falando sério. Aí é que o bicho pega e uma inusitada perseguição tem início. Tem alguns aspectos de Festim Diabólico, como a banalização do assassinato e algumas ideias de superioridade que certos personagens demonstram.
Duas curiosidades: extremamente provocador para a época, o roteiro tem a assinatura de Raymond Chandler, clássico autor de romances policiais no início do século passado e é o filme onde a filha de Hitchcock, Patricia, que fez pontas em alguns outros filmes do diretor, tem uma participação de maior destaque - e não faz feio.
Acho ótimo todo o filme, porém o desfecho é meio despropositado, mesmo tendo uma das sequências mais excêntricas e bem realizadas de Hitch, a da pauleira no parque de diversões, onde o Mestre do Suspense consegue fazer até um carrossel ficar assustador...
Mas é boa pedida.
Ponta do Hitch: nível fácil. Entrando no trem no início do filme com um violoncelo a tiracolo.
Nota: 7,0
Cotação no IMDb: 8.3 (38.138 votos)
Trailer sem legendas
Comentários