

North By Northwest
EUA, 1959 - 136 min
Ação, Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Martin Landau
14º filme de Hitch citado no 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer. Além disso, é Top Five na lista que a AFI (American Film Institute) organizou ranqueando os melhores thrillers americanos de todos os tempos.
Pai dos filmes de espionagem modernos, talvez tenha envelhecido mal em algumas situações nas cenas de ação, mas só pela sequência final de perseguição no Monte Rushmore, tem seu lugar na história do cinema, facinho, facinho.
A velha admiração de Hitchcock pelo tema de identidades trocadas está novamente aqui presente. Cary Grant, ótimo como sempre, faz o personagem que é confundido com um agente secreto, sendo perseguido tanto pelos bandidos como pela polícia.
A loira da vez é a bela Eva Marie Saint (Hitch tinha bom gosto mesmo para suas femmes fatales) e o vilão é James Mason, ambos excelentes também. O grande roteiro que coloca o protagonista em um beco sem saída logo no início, é empolgante, com encadeamento milimétrico, diálogos afiados e um clímax perfeito.
Grande sucesso à época, só nos EUA, rendeu 3,5 vezes o seu orçamento. Foi a invenção do blockbuster de ação em plenos anos 50; grandes astros, aventura ininterrupta, humor, explosões, romance avassalador (até demais, mas naquele tempo era o must), tudo embrulhado no mesmo pacote by Hitchcock.
Fora isto, tem algumas outras cenas geniais, com a marca hitchcockiana: a da fuga no leilão e o diálogo mudo no aeroporto. Massa!
Apenas uma ressalva: penso que este filme deve ser visto, não com os olhos de hoje, mas sim, imaginando o que era possível fazer naquele tempo - a cena do ataque do avião, que atualmente é banal, era das coisas mais complicadas de serem filmadas em 1959 - e dando o valor devidamente proporcional.
Filmaço.
Ponta do Hitch: Nível facílimo. No inicinho, perdendo o ônibus.
Nota: 9,0
Cotação no IMDb: 8.6 (99.506 votos)
Trailer legendado
Comentários