

Family Plot
EUA, 1976 - 121 min
Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Barbara Harris, Bruce Dern, Karen Black, William Devane
A saideira. Este é o último filme de Hitchcock. E se não é tão brilhante como os da sua década de ouro, os anos 50, tem vários daqueles ingredientes que aprendemos a amar na grande obra do Mestre do Suspense.
A trama (nem tão macabra assim, melhor se tivesse o título original, "Assunto de Família", na tradução literal) é a seguinte: uma vigarista que se diz vidente, recebe de uma senhora milionária, uma proposta irrecusável - usar seus poderes para encontrar seu sobrinho e herdeiro perdido, pela recompensa de U$ 10 mil.
Só que este sobrinho é um ladrão de joias e não quer ser encontrado... Ela e seu marido taxista então, irão se envolver em um complicado enredo com sequestros, jóias e assassinatos.
Com bastante humor - as cenas de "vidência" de Barbara Harris (que ganhou o Globo de Ouro por este filme) são hilárias - e um roteiro enxuto e cheio de diálogos ambíguos de cunho sexual, bem ao gosto de Hitchcock, é uma obra menor do mestre.
Na época, ele já estava muito doente e não conseguia filmar tantas externas como nos seus filmes clássicos, preferindo roteiros mais simples, então aquele glamour todo que caracterizou sua filmografia, não há tanto aqui - só o fato de sua femme fatale da vez, ser ligeiramente estrábica, já diz alguma coisa neste sentido.
Uma curiosidade: para o papel do taxista Hitch queria Al Pacino, mas com o cachê inflado por Poderoso Chefão e Serpico, gorou a negociação e o personagem caiu no colo de Bruce Dern, pai de Laura, aquela do Jurassic Park.
Só que mesmo assim, consegue ser um filme bacana e bem divertido, além de também ser um dos primeiros trabalhos de outro gênio das trilhas sonoras, John Williams. Como falei em resenhas anteriores, Hitch realmente tinha bom gosto para isso...
Uma despedida digna para um dos maiores, senão o maior dos diretores que já existiu no mundo. Vale a pena a conferida.
Ponta do Hitch: nível médio. Aparece rápido: uma silhueta atrás da porta do cartório.
Nota: 7,0
Cotação no IMDb: 6.8 (7.585 votos)
Trailer apresentado por Hitchcock (sem legendas)
Comentários