Pular para o conteúdo principal

Pimenta do Élbio - 01º/05/2011

Mais um trecho do livro do prof. Élbio, Jesus, Filho de Deus ou Filho do Homem:

Perpétua Virgindade

O Dogma da Perpétua Virgindade de Maria foi proclamado em 1854. Com isso ficou imposto que Maria, a mãe de Jesus, foi virgem do seu nascimento até sua assunção ao Reino dos céus.

A concepção, em condição de virgindade (hímen intacto) não é nenhum absurdo. O nascimento de avatares (Zaratustra, Krishna, Fo-Hi, Kin-Tsé, Apolônio de Tiana, entre outros) é relatado como tendo sido de virgens que engravidaram.

Por isso, no caso de Jesus, fica ainda mais fácil, para nós, cristãos, aceitar a imaculada concepção.

O que é complicado de aceitar é a virgindade de Maria após o nascimento de Jesus. O Mestre nasceu da mesma forma e pela mesma abertura que normalmente nascem as crianças, com o que não existe possibilidade de Maria ter mantido a virgindade fisica, mantendo, isto sim, sua enorme pureza moral e espiritual.

Na hipótese que, após o nascimento de Jesus, por um novo milagre do Espírito Santo, seus tecidos tivessem sido reconstituídos e ela tomasse a dispor de virgindade fisica, ainda assim, para que ela continuasse sendo perpetuamente virgem seria necessário que ela e José nunca se houvessem tocado, renunciando a ter uma vida normal de casal, o que além de improvável, não é respaldado pelas Escrituras Sagradas:

1. "... deu à luz o filho primogênito" (Lucas 2: 17). Primogênito é o primeiro filho, não filho único. Se Jesus era o primogênito, Maria teve, depois dele, outros filhos.

2. "... e não a conheceu até que desse à luz" (Marcos 1: 25). A Escritura Sagrada é clara: José não conheceu, isto é, não teve relações sexuais com Maria até ela dar à luz. Depois disso a vida dos dois deve ter sido como a de qualquer casal.

3. "... a mãe e os irmãos estavam (...) tua mãe e teus irmãos querem... " (Mateus 12: 46-47, Marcos 3: 32, Lucas 8: 19-20). A palavra usada para irmãos nos textos originais, em grego, é adelphos, que significa irmão de sangue, não primos-irmãos (como querem uns) ou irmãos de fé (como pretendem outros). Logo, Jesus teve irmãos, com o que a virgindade fisica é impossível.

4. "Não se chama sua mãe Maria e seus irmãos Tiago e José, Simão e Judas? Suas irmãs... " (Mateus 13: 55-56). O povo fala nos irmãos e irmãs de Jesus, ligando-os diretamente a Maria, não a supostos tios (logo, não eram primos). Não eram irmãos de fé, pois Jesus apenas iniciava sua pregação, não estando cercado de discípulos.

5. "... com a mãe, os irmãos e os discípulos" (João 2: 12). Não eram irmãos de fé; irmãos de fé eram os discípulos.

6. Ver ainda: "... nem mesmo seus irmãos acreditam nele" (João 7: 5); "... a mãe de Jesus, e seus irmãos" (Atos 1: 14); "... Tiago, o irmão do Senhor" (Gálatas 1: 19). Palavra usada nos textos originais: adelphos (irmão de sangue, em grego).

Maria teve, portanto, cinco filhos e (pelo menos) duas filhas. Sua integridade, sua pureza, então, era espiritual: por ter concebido o Messias, participado de todas as dificuldades, presenciado seu ministério e sofrido intensamente com seu martírio.

Virgindade fisica além de não ter respaldo dos Evangelhos, contraria o sentido das palavras de Jesus: "O espírito é que dá vida. A carne de nada serve" (João 6: 63). O Mestre ensina que o corpo não tem a importância que lhe dão as pessoas desavisadas. O que realmente importa é o espírito.

Podemos, ainda, considerar que tal perpétua virgindade seria a revogação, para o nascimento de Jesus, de uma lei natural (criada por Deus). Certamente que Deus tem poder para tal. Mas Jesus disse: "Não vim para revogar a lei ... "; e, certamente, não se referia apenas à lei de Moisés.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...