

Lifeboat
EUA, 1944 - 90 min
Drama/Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Tallulah Bankhead, William Bendix, Walter Slezak, John Hodiak
Segunda indicação de Hitch ao Oscar de Melhor Direção (perdeu para Leo McCarey de O Bom Pastor - alguém já ouviu falar desse cara ou do filme?)
Um drama de guerra misturado com suspense (escrito pelo Nobel de Literatura, John Steinbeck), não é muito usual em Hitchcock. Entretanto, a claustrofobia da ação toda se passar em um local apenas, essa, é bem ao estilo do diretor.
Na história, sobreviventes estadunidenses e britânicos se reúnem em um barco a remo, logo após o navio em que viajavam ter sido afundado por torpedos durante a II Guerra Mundial. Só que o submarino adversário também afunda e eles acabam resgatando Willi, um nazista.
O dilema moral de abrigar o inimigo, as desconfianças, as privações em alto-mar, tudo é levado ao limite em um filme com a marca do mestre. As cenas de ação tem aquele problema de atualmente parecerem simplórias e também há algumas outras situações serem um tanto improváveis, mas no geral, é bem legal.
E o final, provocativo, também tem a assinatura de Hitch. Mas certamente, as melhores produções dele, viriam alguns anos mais à frente.
Ponta do Hitch: nível difícil. Com 25 minutos de filme, ele aparece no jornal, em um anuncio de remédio de emagrecimento, o "Reduco".
Nota: 6.5
Cotação no IMDb: 7.9 (10.119 votos)
Cena do filme
Comentários