
Pena que por ter tido um findi superatribulado com trabalho e Grenal, eu não pude ver nada inédito para mim, algo que sempre fiz para este espaço. Então tive que revisitar meu arquivo mental, puxar pela memória e descolar um dos melhores exemplares que já assisti do gênero.
Onde Começa o Inferno sempre é citado em qualquer lista dos melhores faroestes já realizados e merece todas as menções. Clássico legítimo.

EUA, 1959 - 141 min
Faroeste
Direção: Howard Hawks
Elenco: John Wayne, Dean Martin, Ricky Nelson, Angie Dickinson, Walter Brennan
O melhor diretor e o maior ator de faroestes da história: essa é a bagagem que Howard Hawks e John Wayne dão a esse filme, Top 15 no IMDb, dentro do seu gênero.
A história é a seguinte: John Wayne é um xerife que precisa da ajuda de um bêbado , de seu auxiliar idoso e aleijado e de um jovem pistoleiro para defender a cadeia de um bando de malfeitores que querem libertar um prisioneiro.
A trama simples é contada à perfeição por Hawks, dando tensão, emoção e interligando os personagens por interesses comuns. As atuações, são ótimas, especialmente Dean Martin, que nos acostumamos a ver sendo parceiro de Jerry Lewis em diversas comédias, dando show no papel do bêbado largado pela mulher.
A trilha sonora também é um dos pontos altos do filme.
Outros dois filmes de Hawks tem tramas parecidas com essa: El Dorado (1966) e Rio Lobo (1970), ambos também em parceria com John Wayne.
Para quem curte o gênero, Onde Começa o Inferno é obrigatório.
P.S.: Uma curiosidade: como já escrevi no Festival Hitchcock, o Mestre do Suspense é o diretor mais citado pelo livro 1001 Filmes Para ver antes de Morrer, com 18 filmes na lista. Howard Hawks é o segundo, com 11, à frente de superferas como Stanley Kubrick, Scorcese, etc.
Nota: 10!
Cotação no IMDb: 8.1 (20.431 votos)
Crítica de Isabela Boscov e trechos do filme
Comentários