Pular para o conteúdo principal

Fui! - 02/09/10

Por Viviane Silva

Ola pessoal, me chamo Viviane e gostaria muito de agradecer ao convite do Rafael, por poder compartilhar uma das viagens mais incríveis que já fiz na vida.

Conheci por acaso um lugar maravilhoso chamado Farol de Santa Marta, localizado em Santa Catarina, é uma comunidade de origem pesqueira, fundada em 1909, que conta hoje com mais ou menos 2000 moradores.

Os turistas descobriram o pico nos anos 70 , mas graças a Deus, a farofa e o turismo destrutivo ainda não chegou ali, também graças a ação de uma ONG que faz um trabalho maravilhoso de conscientização e preservação.

O farol se localiza ao sul de Laguna, e fica a mais 120 quilômetros pro sul de Florianópolis. Os acessos podem ser feitos pela balsa do canal da Barra, em Laguna (recomendo – pois para muitos é uma oportunidade ímpar para conhecer golfinhos de perto).

Chega-se, também vindo do sul por Tubarão. Em ambos os casos ate o farol deve ser percorrido um trecho por terra, na verdade por dunas, quando aparecerem as dunas sem fim é porque você está chegando (tipo quase 30 Km).

Mas asseguro a todos que não haverá visão mais compensadora do que a praia do Cardoso, uma das primeiras pra quem chega por Laguna. (Cardoso -No canto esquerdo existem alguns bares na praia. Lá estão as melhores ondas do lugar com swell de Sul ou Leste. O fundo de areia aturam ondas grandes.)

Praia do Cardoso

Praia do Cardoso – na formação rochosa é possível fazer um delicioso passeio de banana boat em grupo ou praticar swell,o equipamento pode ser alugado neste quiosque branco a esquerda.... a especialidade gastronômica deste lugar é o siri na casca e os bolinhos de lula....claro que fiquei só olhando e pedi uma salada....vida de vegetariano é assim...

Mas gente, nada melhor do que entrar no farol....parece outro mundo, muito mais lindo do que nossos olhos estão acostumados a ver, os moradores são extremamente hospitaleiros.

É possível fazer compras nos mercados locais (desde produtos alimentícios ate roupas e artesanatos) a preços absolutamente coerentes, nada é super faturado.

As opções de hospedagem são o camping local (recomendo), que tem uma infra estrutura incrível, duas geladeiras coletivas, pias, fogões, mesas e churrasqueiras. Além de área de higiene pessoal ampla e limpa, por uma diária de R$8,00 por pessoas.

Caso você vá com uma família numerosa, pode alugar as casas dos moradores por aproximadamente R$ 100,00 a diária, em geral elas são super charmosas e aconchegantes.

Meu marido gatinho, ao fundo uma das opções de casas pra alugar.

A praia do farol recebe o nome de Prainha (Praia pequena de areia dura batida, possui pousadas, bares e restaurantes e muitas casas para alugar. ) e tem um visual incrível.

O Farol fica aberto para visitação durante o dia, lá você encontra um prédio que tem séculos e está maravilhosamente conservado.

Em nossa primeira noite lá, jantamos em um restaurante incrível que servia natchos, os donos um casal, ela chilena e ele mexicano, foram visitar a praia, no ano seguinte venderam tudo o que tinham e mudaram pra lá... que inveja...

Antes de voltar ao acampamento, deitamos na areia da praia, pra olhar o mar e o espetáculo que é a luz do farol iluminando a costa. Mas, nossa romântica meditação foi interrompida por uma enorme onda, pois o mar sobe a noite, fomos pra barraca rindo, molhados e muito felizes.

No carnaval o local é bem movimentado, a maioria das casas dos moradores fica alugada e a noite é agitada ao som do reggae e da sinuca de alguns barzinhos locais. Pessoalmente prefiro a tranqüilidade de janeiro, mas vai de cada um.

A prainha é ladeada por uma formação rochosa que a separa da praia Grande (Praia deserta com muitas dunas e boas ondas para o surf. )
Se você for andando até aquela pequena formação rochosa à direita, encontrará um pequeno quiosque que tem camarão à milanesa pra vender.
Pra quem gosta de história, é neste lugar que você encontra o maior número de sambaquis da região, são vários sítios arqueológicos que podemos escalar e fotografar a vontade.

A ultima praia do Cabo de Santa Marta a ser visitada é a praia da Cigana, apresenta uma beleza incomparável, é deserta, limpa e ideal para os amantes do surf.

Na hora de ir embora, o sentimento é uma mistura de pesar por deixar pra traz esse lugar maravilhoso, e de agradecimento por poder ter visto tudo o que de mais belo a natureza tem a oferecer.

E um desejo de preservar esse santuário de beleza para que outras pessoas também possam desfrutar. Aproveite suas próximas férias e divirta-se.

Abraço carinhoso.

Comentários

Paulo Dias disse…
Com certeza deve ser um passeio inesquecível, as fotos nos deixam de água na boca. Colocarei na lista de lugares para conhecer o mais rápido possível. Excelente texto parabéns pelo passeio. O espaço “Fui” está revelando lugares especiais e principalmente viáveis de se conhecer, tá muito show isso. Abraço aos viajantes e ao grande amigo Barbosinha.
Renata disse…
Adorei o texto, as dicas, as fotos...sabia que a Vivi teria uma preciosidade pra nos mostrar!

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...