Pular para o conteúdo principal

Barbadas Literárias - 11/10/10

Por Renata Porcellis

Sobre Meninos e Lobos

Autor: Dennis Lehane
Editora: Companhia das Letras
Assunto: Literatura Estrangeira - Ficção Policial
1ª Edição - 2002 – 552 páginas


Essa semana tenho um excelente livro que acabo de ler para recomendar, Mystic River (Sobre Meninos e Lobos). Durante o mês de outubro vou ter que escrever sobre livros mais antigos, pois vou dar uma pausa nas leituras para estudar e escrever. Mas, para quem curte as dicas literárias, isso não vai ser problema já que tenho vários clássicos na manga!

Como eu estava dizendo, o livro desta semana é fora de série, escrito por de Dennis Lehane, publicado em 2001 e comprado os direitos por Clint Eastwood, tornou-o mundialmente famoso e acrescento que foi muito merecido!

Trata-se da história de três amigos, Dave, Jimmy e Sean, que vivem em uma comunidade pobre e violenta na cidade de Boston, os Flats e o Point. Um dia, brincando na rua, falsos policiais param seu carro (com cheiro de maçãs) e raptaram Dave e o submeteram a abusos sexuais. Este ato de violência, marca para sempre a vida dos três garotos.

A história dá um salto no tempo e, muitos anos depois, temos:

Jimmy Marcus um garoto problema que cresceu no meio da violência e, aos dezessete anos, chefiava um bando de ladrões, mas acabou sendo preso. Quando sai da cadeia resolve se regenerar, pois se depara com uma filha, ainda garotinha, para criar. Casa-se novamente e torna-se um comerciante e homem de família.

Sean Devine com melhores condições de vida e estrutura familiar do que os outros dois, se torna um policial da Divisão de Homicídios, casa-se com uma artista, mas também tem seus problemas de relacionamento. Sua esposa o abandonou e ele não consegue superar esta perda.

Dave Boyle um garoto solitário, que sempre vive colado em Jimmy por ser o único que lhe dá um pouco de atenção. Vive com uma mãe perturbada e sem ter um pai. É o mais ingênuo dos três, por isso cai na armadilha que o condena a violência sexual. Ele escapa do cativeiro mas nunca supera os traumas causados nos quatro piores dias de sua vida. Ele era o “Menino Que Escapou dos Lobos”. Tornou-se um homem casado e com filho, sem ocultar a figura de um sujeito torturado pelo passado.

Agora os antigos amigos se reencontram devido a outro ato de violência: a filha adolescente de Jimmy, Katie é assassinada e o desvendar deste crime envolve todos os personagens.

O autor consegue erguer uma atmosfera intensa com uma linguagem clara e uma narrativa crua, sem eufemismos ou disfarces, descrevendo os anseios e emoções, angústias e frustrações, medos e dúvidas de suas personagens de uma maneira fantástica.

É uma obra que mexe profundamente com os sentimentos do leitor e nos deixa refletindo sobre uma sociedade amarga, circundada pela violência.

Quem ainda não viu o filme, recomendo a leitura primeiro, para entender melhor os personagens e suas motivações!

Para baixar a versão digital, clique aqui:

Nota: 10!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...