
Policial
Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Pedro Van Held, Irandhir Santos, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Tainá Müller
Quando o primeiro Tropa fez aquela revolução toda com a função da pirataria e mesmo assim foi um sucesso de bilheteria (além de ser um filmaço), dava pra imaginar que uma continuação viria por aí.
O que não dava pra prever era que a sequência seria um filme ainda melhor que o grande original.
Este aqui é um grande exemplo do que eu defendo: o roteiro é a alma de um filme. E este roteiro, é certamente um dos melhores que já pude ver em toda minha vida.
Todas construções dramáticas, todos os personagens, todas as projeções, tudo é costurado de uma forma sensacional.
Junte-se a isso uma espetacular direção e montagem de José Padilha, um elenco monstro capitaneado pelo melhor ator jovem do Brasil, Wágner Moura, em atuação mais oscarizável que nunca (e além dele, o "Meu Querido", André Mattos mata a pau na pele do Datena cover), deu no melhor filme do ano, pelo menos até o momento.
Ação, drama, política, todas são peças de um gigantesco quebra-cabeças descritos com uma estupenda habilidade.
Clássico instantâneo.
P.S.: a única nota triste do filme é que ele não foi lançado a tempo de entrar na lista dos filmes brasileiros que disputarão o Oscar 2011 - honra que será de Lula, o Filho do Brasil (um minuto de silêncio, por favor, em homenagem à burrice infinita dos administradores do cinema nacional)...
Nota: 10!
Cotação no IMDb: 9.2 (885 votos)
Trailer
Comentários