Pular para o conteúdo principal

Pimenta do Élbio - 26/10/2010

Por Élbio Porcellis

NÁUSEA

Por vários dias estive tomando medicação, supondo que a náusea que eu sentia devia-se ao período que estive hospitalizado, com grave infecção renal. Mas não era.

Descobri que a causa do meu mal estar é o nível da campanha eleitoral para a presidência da república do Brasil. O nível é o mais rasteiro que tive a oportunidade de presenciar em meus longos cinqüenta e sete anos de vida. O cheiro que exala é nauseabundo, como um cadáver putrefato. É o nível dos dois candidatos que restaram para a escolha dos brasileiros.

A desconstrução dos adversários é uma tática absolutamente natural em qualquer campanha. Mostrar erros e falhas dos adversários em seus mandatos anteriores é normal.

Aqui no RS, por exemplo, foram evidenciados o erro do PT dispensando a GM (que acabou beneficiando o crescimento da Bahia), os escândalos que cercaram a governadora Yeda e as promessas quebradas do ex-prefeito Fogaça. Normal.

Anormal é tentar enlamear a vida privada dos adversários, expondo seus familiares a agressões por opção sexual, declaração de renda, falências pessoais, a até agressões físicas. Isso é de uma sordidez inominável.

Os grandes problemas que ainda precisamos enfrentar (educação, segurança pública, saneamento básico, habitação, emprego) ficaram em último plano. O “debate” dos dois candidatos é sobre as mazelas do adversário.

A mim pouco interessa se um candidato é homem ou mulher, branco ou negro, homo ou hetero, ateu ou crente. Interessa o que foi capaz de realizar em gestões anteriores, para que eu possa avaliar o que poderá fazer em uma gestão futura.

Mas, sem dúvida, a pior faceta dessa reta final foi os dois candidatos tentando aliciar os votos dos crentes, fingindo-se religiosos, mudando posições consagradas, beijando Bíblias e crucifixos. Absolutamente lamentável.

Preocupa-me sobremaneira nosso futuro, pois quem quer que seja eleito deixa-me a impressão de que as pessoas votarão no “menos pior”, e que a possibilidade de votar no melhor, alguém que pudesse trazer um novo olhar sobre as mazelas brasileiras e encaminhar o futuro que merecemos ter, não faz parte das opções de que dispomos.

Que pena.

Comentários

Anônimo disse…
Sinto saudades do FHC.

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...